A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, dá início na próxima segunda-feira (03/11) às ações do Novembro Azul, mês dedicado à Saúde do Homem. A programação se estenderá durante todo o mês com atividades voltadas à promoção do autocuidado, à prevenção e ao diagnóstico precoce de doenças que acometem o público masculino.

Na rede especializada, serão realizadas consultas com urologista, exames de ultrassom e retornos médicos voltados à redução da demanda reprimida por esta especialidade nos últimos anos. Ao todo, mil pessoas serão atendidas, com agendamento prévio direcionado aos pacientes que já estavam na fila de espera e estão sendo chamados pela equipe do SIS 160 para atendimento na Unidade Clínica Ambulatorial (UNICA) Jundiapeba (Rua Lucinda Bastos, 1.769) e UNICAFISIO (Avenida Pedro Romero, 283, Rodeio.

Na Atenção Básica, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) promoverão ações como testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aferição de pressão arterial, dextro (teste de glicose no sangue), palestras educativas, reforço de vacinação, triagem odontológica e orientações nas salas de espera.

As equipes da Saúde também levarão ações aos funcionários das secretarias municipais e do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). A programação conta ainda com serviços prestados pelo Consultório na Rua, voltados ao cuidado integral da população em situação de rua.

Como parte das atividades, excepcionalmente, a UBS Vila Suíssa vai abrir no próximo dia 08/11 e a UBS Santa Tereza funcionará no dia 29/11, com equipes de médicos, enfermeiros e dentistas, oferecendo atendimentos e orientações específicas sobre a saúde do homem, das 8 às 17 horas. A proposta é estimular o autocuidado e a atenção integral à saúde masculina, incentivando a busca por prevenção e acompanhamento regular.

O exame PSA (Antígeno Prostático Específico), utilizado para rastreamento do câncer de próstata, será disponibilizado conforme o protocolo do Ministério da Saúde, a pacientes sintomáticos, que devem procurar a UBS mais próxima para avaliação.

A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, destaca que o Novembro Azul é uma oportunidade para reforçar a importância da prevenção e da busca ativa por cuidado. “Cuidar da saúde é um ato de responsabilidade e amor próprio. Muitos homens ainda procuram os serviços de saúde apenas quando já apresentam sintomas, e nosso objetivo é mudar essa realidade, incentivando o diagnóstico precoce e o acompanhamento contínuo”, afirma.