A prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, assinou na manhã desta terça-feira (9) a ordem de serviço para a reforma e ampliação do CEIM Maria Martinha Cardoso Paes, em Biritiba Ussu. A unidade escolar atende atualmente 177 alunos, sendo 71 em período integral e 106 em período parcial - após as obras, a unidade passará a oferecer mais 80 vagas em período integral. O investimento será de R$ 1.924.891,64.

"O início desta obra é fruto de muito planejamento e trabalho, mas também de muito cuidado com toda a nossa cidade. Estivemos aqui no sábado para começar o Cempre e agora estamos aqui para a reforma e ampliação do CEIM Maria Martinha. Colocamos a educação como prioridade. Queremos dar condições para que nossos educadores façam o melhor pelas nossas crianças”, disse a prefeita Mara Bertaiolli. 

Durante o evento, a prefeita destacou também o trabalho feito pelo vice-prefeito Teo Cusatis na revisão de contratos, o que gerou economia e reorganizou as ações da Administração Municipal. A partir do trabalho realizado, foi possível, em apenas oito meses, iniciar a construção de dois Cempres, além da ampliação da creche. 

A obra da creche, que havia sido contratada em junho de 2024 e não possuía licenciamento ambiental, foi retomada após a Prefeitura de Mogi das Cruzes conseguir a autorização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para a construção. A empresa contratada foi a Topus Terra e o prazo de entrega é março de 2026.

Serão construídas quatro novas salas, sanitários, pátio coberto, além da implantação de playground e fechamento externo. “Esta obra é resultado de um trabalho de equipe para trazer para a comunidade o que estavam esperando há algum tempo”, disse o secretário de Obras e Infraestrutura, Nilmar de Cássia Ferreira. A adjunta da Pasta, Leila Alcântara, falou sobre a obra e destacou que a escola receberá também pintura externa e será revitalizada.

Para a secretária de Educação, Darly Aparecida de Carvailho, a obra também valoriza a Primeira Infância. “Estamos cumprindo o compromisso de ampliar o período integral, mas estamos também valorizando a Primeira Infância. Estudos comprovam que se cuidamos das crianças desde o berçário até os seis anos, eles provavelmente terão um futuro melhor". A adjunta da Pasta, Maria Aparecida Cervan Vidal também participou do evento. 
 
A creche é administrada pela Associação Mogiana de Ações para Cidadania (AMAC), presidida por Sidnei Shoji Mori. O prédio foi inaugurado em 2011. A coordenadora pedagógica é Naiara Cristina de Assis Silva. Pais aprovaram a ampliação. "Minha filha começou a estudar aqui esse ano. Vai ser bom ter mais vagas, vai melhorar. Mais crianças poderão vir”, disse Daiane da Silva, mãe da aluna Amaná da Silva, de três anos.

Estiveram presentes o secretário de Segurança, Gilberto Ito, o presidente da Câmara Municipal, José Francimário Vieira de Macedo (Farofa), a presidente da Comissão de Educação, Malu Fernandes e o vereador Edson Santos. A música ficou com o Trio Popular da Sinfônica Mogi.