As tarifas de pedágio das rodovias concedidas do estado de São Paulo ficarão mais caras a partir da próxima terça-feira (1º) — incluindo em trechos que cortam cidades do Alto Tietê. O reajuste afeta motoristas que utilizam a rodovia Ayrton Senna (SP-070), com praças de cobrança em Itaquaquecetuba e Guararema, além do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-021), com praças localizadas em Itaquá e Arujá. Na região, o aumento médio das cobranças é de cerca de 5,5%.
Na rodovia Ayrton Senna, as praças são operadas pela concessionária Ecopistas. No pedágio de Itaquá, a tarifa para veículos de passeio passará de R$ 5,40 para R$ 5,70, um reajuste de 5,5%. Já em Guararema, o valor subirá de R$ 5,10 para R$ 5,40, aumento de 5,8%.
No Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas, administrado pela SPMar, com acesso pelas rodovias Henrique Eroles (km 115, em Suzano); Ayrton Senna (km 124 em Itaquaquecetuba) e pela Presidente Dutra (km 130 em Arujá), os valores também foram reajustados. Na Praça Leste 5 e 6 (km 124+740), próxima à conexão com a Ayrton Senna, a nova tarifa para carros será de R$ 4,10 — mesmo valor que será aplicado na Praça Leste 7 (km 127+485), que liga o trecho à Via Dutra. Ambas as praças cobravam R$ 3,90 e terão reajuste de 5,1%.
Aumento autorizado
O aumento médio de 5,31% foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e publicado no Diário Oficial no último dia 24. Destaque para o pedágio do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), considerado o mais caro do país, que também terá reajuste. A tarifa para veículos de passeio subirá de R$ 36,80 para R$ 38,70, um aumento de 5,16%.
Segundo a agência, o índice considera a variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) entre junho de 2024 e maio de 2025, conforme previsto nos contratos de concessão. A única exceção é a concessionária Entrevias, cujas novas tarifas passam a valer a partir de 6 de julho.