O Itaquá Rodeio Fest 2025, que marca as comemorações do aniversário de 465 anos de Itaquaquecetuba, foi lançado oficialmente nesta terça-feira (27) com a apresentação das atrações dos cinco dias de programação. O evento, apoiado pela Prefeitura, será realizado nos dias 5, 6, 7, 12 e 13 de setembro, ao lado do Itaquá Park Shopping. A entrada será gratuita para a população, mediante doação de alimentos ou materiais recicláveis — uma novidade deste ano. A estimativa da organização é de um público total de aproximadamente 300 mil pessoas e a geração de mais de 4 mil empregos diretos e indiretos.

Os shows estão distribuídas ao longo de dois finais de semana, começando no dia 5 de setembro, com Zé Neto & Cristiano e Dennis DJ; no dia 6, Alok e Lauana Prado; no dia 7, Luan Santana e Gustavo Mioto; no dia 12, Henrique & Juliano e Tatau; e no dia 13, Turma do Pagode, MC Kevinho e Gusttavo Lima — este último anunciado durante o evento de lançamento. A programação inclui também o tradicional rodeio, promovido pela Liga Nacional de Rodeio.

O evento de lançamento, na manhã desta terça, reuniu vereadores, secretários municipais e autoridades como secretário de Governo de Itaquá, Marcelo Barbosa, além de funcionários da MP Promoções, empresa responsável pela festa.  

De acordo com os organizadores, a edição deste ano terá mudanças estruturais, incluindo alterações no espaço para permitir maior interatividade do público, e melhorias nas áreas internas, como os camarins. Também haverá reforço nas ações sociais, com duas modalidades de acesso gratuito: a Eco Troca, que combina a entrega de alimentos com embalagens plásticas vazias, e o Green Pass, exclusivo para a doação de recicláveis. As trocas solidárias começarão em agosto e serão organizadas pelo Fundo Social de Solidariedade do município.

Cada data de show exige uma combinação diferente de itens. Por exemplo, para o dia 5 de setembro, será necessário doar um litro de leite, um litro de óleo e uma embalagem plástica vazia. Para o dia 13, os itens serão um quilo de arroz, um quilo de feijão e uma embalagem plástica vazia. No caso do Green Pass, o acesso será liberado com a entrega de dois quilos de latas de alumínio limpas e amassadas.

As novidades nas doações foram apresentadas pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Itaquá, Mila Boigues, que destacou que a inclusão de recicláveis entre as opções de troca é uma forma de colaborar com mais famílias da cidade através do lançamento de novos programas. 

Durante o evento de lançamento, o prefeito de Itaquá, Eduardo Boigues, reforçou que a Prefeitura não investe recursos públicos no evento. Ele explicou que o apoio do Executivo está na organização do trânsito e atuação da Guarda Civil Municipal (GCM), cujos custos operacionais, segundo ele, são pagos pela produtora responsável. Haverá venda de camarotes, áreas VIP e cotas de patrocínios para empresas. 

“Conseguimos trazer renda para os municípios, entretenimento, receita para a cidade, pois o evento gera ISS (Imposto Sobre Serviço). Vai muito além do que a gente imagina. Colocar a cidade em evidência, não só para a região do Alto Tietê, mas para todo o Estado é inimaginável", afirmou o prefeito, acrescentando que a festa ajuda a gerar "também um sentimento de pertencimento ao morador" de Itaquá.

O prefeito também adiantou ainda que a semana do aniversário da cidade contará com desfile cívico, Festa da Padroeira Nossa Senhora D'Ajuda, concurso de rainha do rodeio e inauguração de novos equipamentos públicos.

Venda de ingressos

Mais informações sobre a programação completa do Itaquá Rodeio Fest, venda de ingressos e ações solidárias serão divulgadas nas próximas semanas.

O Itaquá Rodeio Fest acontecerá na Estrada Governador Mário Covas Júnior, no Jardim Adriane, com acesso próximo ao número 1.355.

Mais informações estão disponíveis no site oficial: www.itaquarodeiofest.com.br.