A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Maira Cusatis, foi recebida nesta terça-feira (27), na sede da Câmara Municipal, onde foi lançada “A Campanha do Agasalho 2025” do Legislativo. Até o próximo dia 10 de agosto, será possível fazer doações na Casa de Leis, das 9 às 18 horas. Quarenta e cinco cobertores já foram doados pela Câmara mogiana. Serão aceitos itens como cobertores, luvas, toucas, meias, agasalhos e até mesmo roupas de pets.
“Maio, junho e julho são meses muito frios, e Mogi das Cruzes é uma Cidade com inverno rigoroso. Temos que ser solidários e ajudar quem mais precisa. A Câmara não fugirá de sua responsabilidade”, disse Francimário Vieira (PL), o Farofa.
Maira agradeceu o empenho do Legislativo na ação beneficente. “Fiquei muito feliz de ter sido convidada pelos vereadores. A Câmara é sempre muito colaborativa com as campanhas do Fundo Social. Quem não puder ajudar com doação pode ajudar divulgando, postando no Instagram ou no Whatsapp”, disse.
A vereadora Inês Paz (PSOL) também deixou seu apoio à ação de solidariedade. “Vou participar da campanha e torço para que a gente tenha muito sucesso. É preciso ter um olhar solidário para a população mais esquecida, que passa fome e frio”, comentou.
Também prestigiaram o lançamento da “Campanha do Agasalho 2025 na Câmara” os vereadores Otto Rezende (PSD), Vitor Emori (PL), Priscila Yamagami (PP), Malu Fernandes (PL), Marcos Furlan (Pode), Eduardo Ota (Pode), Johnross (PRD), Johnny da Inclusão (Avante), Mauro Araújo (MDB), Tonhão de Jundiapeba (PL) e Edson Santos (PSD).
Sessão
Na sessão desta terça-feira, foram aprovados requerimentos e moções. Um dos requerimentos expressam "Votos de Aplausos e Congratulações" aos 90 anos do Colégio Adventista de Mogi das Cruzes. A homenagem é uma iniciativa dos vereadores Clodoaldo de Moraes (PL) e Malu Fernandes (PL).
Destaque ainda para o requerimento com "Votos de profundo pesar" pelo falecimento de Bruno Schiavi Pereira, falecido no último domingo (25), aos 41 anos, em decorrência de um acidente de moto na rodovia Henrique Eroles (SP-66). A propositura é de autoria dos vereadores Juliano Botelho (PSB), Mauro de Assis Margarido (PRD), Tonhão de Jundiapeba (PL) e Priscila Yamagami (PP).
Bruno Schiavi Pereira era um proprietário de uma oficina especializada em motocicletas Harley-Davidson, localizada no bairro do Socorro, em Mogi das Cruzes. Ele também era um colecionador de motocicletas da marca.
Os vereadores também aprovaram o requerimento com "Votos de Aplausos e Congratulações" a Sergio Bueno Ribas, conhecido como Babalorixá Oroninkayré, em reconhecimento à homenagem recebida por ele durante o "Encontro em Celebração ao Dia de Ogum", ocorrido no Memorial da América Latina, em São Paulo. A iniciativa da concessão da honraria é do vereador Rodrigo Romão (PCdoB).
O Requerimento destaca a importância do Dia de Ogum, instituído pela Lei Estadual nº 14.905/2012, como um marco no reconhecimento do trabalho e das ações afirmativas de lideranças e sacerdotes das tradições de matriz africana.
Sergio Bueno Ribas é teólogo afro-brasileiro, autor de diversas obras sobre Umbanda e atuante na proteção da liberdade religiosa e no combate à intolerância no Brasil. Ele tem ainda formação em História, Filosofia, Sociologia e Direito e pós-graduação em Administração Hospitalar.