A Prefeitura de Mogi das Cruzes já iniciou o trabalho de recuperação estrutural da Guarda Civil Municipal para melhoria do atendimento à população. A manutenção das viaturas que estavam sem operar e a limpeza no Polo de Segurança, em Jundiapeba, já foram iniciadas.

Os problemas com as viaturas foram detectados durante o período de transição de governo e colocados como prioridade neste início de ano. A ampliação do número de veículos nas ruas é considerada fundamental na estrutura da Secretaria Municipal de Segurança para a presença ostensiva da corporação no patrulhamento preventivo e para agilidade no atendimento a ocorrências.

“Tivemos um diagnóstico inicial de que cerca de 90% das viaturas da Guarda Civil Municipal estavam inoperantes, por problemas diversos. A administração iniciou, imediatamente, os procedimentos para manutenção dos veículos, que já começaram a ser encaminhados, nesta semana, para conserto e providências mais simples, como troca de óleo, por exemplo”, explicou o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito.

Outra providência que já foi adotada pela Prefeitura é a manutenção do espaço do Polo Municipal de Segurança, em Jundiapeba. Nesta quinta-feira (09/01), a equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos iniciou os trabalhos de corte de mato na área externa. Além disso, serão necessárias intervenções na estrutura do prédio. A Secretaria Municipal de Saúde também participou da ação, com combate a insetos.

“Condições adequadas de trabalho para os guardas municipais é algo fundamental e se reflete diretamente na melhoria da qualidade do serviço prestado e em uma maior segurança para as famílias mogianas”, completou Ito.

A Guarda Civil Municipal faz parte do sistema de segurança pública de Mogi das Cruzes e mantém o patrulhamento em todas as regiões do município, em conjunto com a Polícia Militar. O trabalho também compreende o monitoramento com câmeras, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), além de grupamentos específicos, como a Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Rondas Ostensivas com Motos (ROMO), Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e o Canil.

A população pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia.