A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Habitação, oficializou a contratação do sistema Habisoft, do Instituto Habita, que vai modernizar e unificar a gestão habitacional da cidade, dando transparência e eficiência nos processos. 

Entre os principais benefícios, está a reabertura do cadastro habitacional, suspenso há quase dez anos, marcando um momento histórico para a cidade por permitir que a população possa registrar suas demandas habitacionais de forma organizada e acessível.

"Além de agilizar processos como a regularização fundiária, o sistema permite a retomada de uma política habitacional mais inclusiva e participativa. Com o cadastro aberto, poderemos mapear as necessidades reais das famílias, priorizando ações de acordo com as demandas identificadas", destacou a secretária de Habitação, Angela Quirino.

O Habisoft é uma plataforma digital que dispensa instalação e pode ser operada em tempo real, inclusive offline. Suas funcionalidades incluem a emissão de documentos e relatórios, integrando todas as áreas ligadas ao setor habitacional e facilitando a tomada de decisões com base em dados precisos e atualizados. 

Além da assinatura do contrato, Lourenço Andreatta, presidente do instituto, apresentou a palestra “Regulariza municípios", uma iniciativa que busca capacitar gestores e técnicos municipais em estratégias fundamentais para a regularização fundiária, destacando a importância da segurança jurídica e da organização fundiária para o desenvolvimento urbano e social.

"A contratação desse sistema reflete o compromisso de Itaquaquecetuba com uma gestão habitacional eficiente e voltada para atender as reais necessidades da população. A reabertura do cadastro habitacional e o avanço na regularização fundiária são marcos que consolidam nosso trabalho em habitação", finalizou o prefeito Eduardo Boigues.