A contagem regressiva para a Black Friday já começou. Próxima da sua 14ª edição no País, a data é cada vez mais estratégica para os vendedores, já que muitas pessoas esperam pela última sexta-feira de novembro para aproveitarem os descontos em compras que vão desde eletrodomésticos a lembrancinhas, pensando, ainda, nos presentes para o Natal.
Para este ano, a expectativa da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) é a de que as vendas aumentem em 5%, em relação ao ano passado. “O final do ano é repleto de oportunidades para o varejo, reunindo uma série de datas promocionais atrativas para os clientes. A Black Friday entrou para o calendário do comércio e é uma prévia das vendas de Natal e Ano Novo. Muitas pessoas aproveitam as ofertas para começarem a fazer as compras para as festas de fim de ano”, observa a presidente da ACMC, Fádua Sleiman.
De acordo com dados do Google em parceria com a Offerwise, 62% dos consumidores brasileiros pretendem ir às compras na data. E, segundo a consultora Neotrust Confi, que oferece soluções de inteligência para o e-commerce, o faturamento neste ano deve ser 9,1% superior ao registrado no ano passado, quando as lojas online venderam mais de R$ 8,5 bilhões.
Embora o comércio digital tenha sido impulsionado pela pandemia, e continua sendo uma das formas preferidas de consumir, a presidente da ACMC chama a atenção para um fator que ocorre no comércio da Cidade: “Mogi das Cruzes tem forte ligação com compras presenciais. Os consumidores da Cidade preferem fazer compras presencialmente para ver, tocar e sentir os produtos antes de adquiri-los, mesmo com o crescimento do e-commerce. Além disso, o atendimento presencial, que ajuda com as orientações sobre o produto, é um fator importante na decisão de compra. Os lojistas estão sendo orientados a realizarem uma venda confiável sem maquiagem de preços”, diz Fádua, ressaltando que é “importante, contudo, estar preparados para o momento – tanto para as lojas físicas, quanto para as vendas digitais”.
Ela destaca, também, outro ponto para ser ter sucesso nas vendas: “Os empreendedores precisam estar com um estoque bom. Além disso, o engajamento da equipe é uma das peças mais importantes para o sucesso durante a Black Friday e em todo o ano, o que pode contribuir para resultados mais significativos”.
Por fim, Fádua reforça: “A Black Friday não é apenas uma oportunidade para os consumidores economizarem, mas também um momento crucial para o comércio aumentar suas receitas e conquistar novos clientes”.
Dessa forma, além de pensar em ofertas atrativas, é importante investir em uma campanha de marketing personalizada, com uma mensagem que trabalhe as emoções do público e ajude na escolha dos melhores presentes para as pessoas queridas.
Curiosidades
Quando é a Black Friday?
A data da Black Friday muda todo ano, mas acontece sempre no dia seguinte ao dia de Ação de Graças — sempre uma sexta-feira. Em 2024, ela será no dia 29 de novembro (na sexta-feira). Isso porque o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos não tem uma data fixa e é comemorado na última quinta-feira de novembro. Por isso, o dia exato da Black Friday também muda todo ano.
Quando começa a Black Friday no Brasil?
A data da Black Friday ocorre na última sexta-feira de novembro, mas cada vez mais as promoções vêm sendo diluídas ao longo do mês. Inclusive, para muitas varejistas, o evento já começou: todas as grandes empresas (brasileiras e estrangeiras com atuação no país) começaram seus “esquentas” entre o fim de outubro e começo de novembro.
Black November
Alguns lojistas esperam apenas chegar o mês de novembro para dar início às suas promoções e descontos. Nesse caso, o Black November se estende do dia 1º até o dia 31.
Cyber Monday
Por fim, até a segunda-feira após a Black Friday ganhou o apelido: cyber monday. Isso porque o dia também costuma apresentar descontos a partir dos resquícios dos estoques da sexta anterior.
Fonte: InfoMoney