Filmes, espetáculos teatrais, exposição e oficinas fazem parte da programação cultural do Sesi de Mogi das Cruzes neste mês de outubro. Um dos destaques é o 32° Ecocine, primeiro festival a ser criado no Brasil voltado à questão da preservação ambiental, que começou na última terça-feira (15), com exibição dos documentários “Unidos por Bissau”, "Jadzia" e "Entropia". Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Os interessados podem reservar ingressos no site https://www.sesisp.org.br/eventos. O Sesi Mogi está localizado na rua Valmet, 171 – Braz Cubas.
Nesta sexta-feira (18) e sábado (19), às 19h30, a programação traz o espetáculo “A Vida Secreta das Fraldas”, que mostra uma mãe que se depara sai por alguns minutos de sua rotina no mundo real e cria um mundo imaginário onde fraldas de pano se transformam em seres que contam a sua própria história.
Também no sábado (19), às 15h30, acontece a oficina “A Magia dos Objetos”, com Andi Rubinstein, que mostra com exercícios práticos como utilizar objetos cotidianos de maneira simbólica em cena.
Já no dia 26 de outubro, às 16 horas, destaque para o show “Entrepolias”, com Márcio Araújo, bonecos e banda. As músicas falam de amor ao planeta, aceitação das diferenças, respeito à natureza e valorização do folclore.
Ecocine
Na próxima terça-feira (22), a partir das 14 horas, acontece a segunda sessão do Ecocine, que exibirá duas produções audiovisuais. A primeira a ser apresentada é “Pirinha”, que conta a jornada de uma jovem pelos recônditos do seu subconsciente em busca de si mesma e de reconciliação com o seu passado. O filme não é indicado para menores de 12 anos. A segunda exibição é “Pirarucú, o respiro da Amazônia”, um documentário sobre o rio Juruá e na região de Mamirauá. A classificação é livre
A última sessão do Ecocine será no dia 29 de outubro, também a partir das 14 horas, e apresentará dois documentários: “Rionegrinas”, que conta a luta das mulheres indígenas por espaço, território, renda e sustentabilidade, e “Pantanal Planície das Águas”, que fala sobre o Pantanal e a biodiversidade escondida sob a superfície dos rios. A classificação de ambos é livre.
Exposição
O Sesi de Mogi também está sendo palco da exposição “Museu Catavento Itinerante”, disponível de terça a sábado, das 10h às 16h, até o dia 02 de março de 2025, mediante agendamento prévio. A exposição do Museu Catavento conta com uma área de 230 m² e é distribuída em 22 módulos expositivos, leva os visitantes a uma jornada pela história do universo, desde a formação da Terra até as inovações tecnológicas da humanidade.
*Texto supervisionado pelo editor