A Câmara de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (24), a Moção 82/2024, apresentada pela vereadora Inês Paz (PSOL). A iniciativa consignou votos de aplausos à Rede Nossa Mogi pela realização do Painel “Água-Clima-Agricultura – os impactos das mudanças climáticas”, no último dia 14. Em requerimento, de autoria do vereador Marcos Furlan (Podemos) também foram homenageados os atletas que representaram a cidade no 32º Campeonato Brasileiro de Karate Kyokushin, realizado em Lavras, Minas Gerais, no dia 15 de setembro.

No documento apresentado no plenário sobre o painel, a vereadora destaca que houve "grande presença de especialistas, representantes de entidades civis, estudantes e da população, mostrando o quanto é importante o debate e a busca de soluções para os problemas climáticos que tem afetado cada vez mais o planeta”.

Entre os presentes no evento do dia 14, estiveram o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini e o presidente da Rede Nossa Mogi, Marco Nascimento. O historiador Mário Sérgio de Moraes, o ambientalista José Arraes e o extensionista rural, David Rodrigues comandaram o painel sobre 'Imigração Japonesa, Cinturão Verde e Água'. O painel sobre o clima foi apresentado pelo pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Antonio Miguel Vieira Monteiro e o encerramento do evento ficou por conta do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, que falou sobre a agricultura no Brasil, e sobre as ações do Governo Federal para contenção das queimadas. 

Karate kyokushin

Também foi aprovado pelos vereadores o Requerimento 122/2024, apresentado pelo vereador Marcos Furlan (Pode). A iniciativa consignou votos de aplausos e congratulações aos atletas que representaram a cidade no 32º Campeonato Brasileiro de Karate Kyokushin, realizado em Lavras, Minas Gerais, no último dia 15. Dos 16 atletas, alunos da Furlan Academia, oito subiram ao pódio, sendo cinco deles consagrados campeões em suas respectivas modalidades.

“Este resultado demonstra o compromisso, a dedicação e o talento dos nossos atletas, que agora se preparam para o desafio Sul-americano, que ocorrerá em Brasília (DF), em dezembro deste ano”, ressaltou o vereador Furlan.

Foram medalhistas de ouro na competição: Leandro Onishi (kata adulto avançado); Kaio Silva (infantil masculino médio); Larissa Yonekawa (mirim feminino leve); Yasmin Rodrigues (juvenil feminino pesado); e Adriana Mattos (veterano sênior pesado). Entre os medalhistas de prata e vice-campeões: Cauê Prado (sênior avançado leve) e Gustavo Kirmoto (infanto masculino pesado). O atleta Alexandre Nascimento (juvenil masculino) foi medalhista de bronze.