Neste sábado, dia 31 de agosto, os Polos Culturais da Gerando Falcões realizam sua primeira apresentação musical do ano de forma gratuita e livre para todos os públicos. A proposta é realizar uma viagem através da música e do tempo, na história de ritmos musicais como funk e blues.
A oficina cultural de orquestra é formada por 53 crianças e jovens moradores das periferias de Poá, Ferraz e região, que dedicaram seus esforços no último trimestre para a produção e execução deste espetáculo.
Pop, Funk, Soul, Blues, MPB — esses diferentes gêneros musicais traduzem os sonhos, vontades e identidade dos alunos participantes do projeto cultural. O soul, com suas raízes no blues, influenciou profundamente o funk e o pop. Essa interconexão entre os gêneros demonstra a riqueza e a diversidade da música, onde as influências se cruzam e se transformam ao longo do tempo.
As aulas dão espaço a sugestões e iniciativas para as próximas composições a serem treinadas. Os alunos, que têm entre 10 e 21 anos, confiam na expertise de professores experientes e vão compondo um repertório, no mínimo, curioso, com peças como:
- Baile de Favela (2016), MC João
- I Feel Good (1964), James Brown
- Cantaloupe Island (1965), Herbie Hancock
- Azul da Cor do Mar/Primavera (1970), Tim Maia
- Uptown Funk (2015), Mark Ronson Feat. Bruno Mars
- Rap da Felicidade (1995), Cidinho & Doca
- Serviço
- "A Origem do Soul Funk", sábado (31), às 11h
- CEP Prof.º José Antônio Bortolozzo. Rua Deputado Nelson Fernandes, 230 - Cidade Kemel, Poá
- Vagas para carro, rampa de acesso para cadeirantes, assentos reservados para pessoas com baixa visão ou deficiência auditiva. Capacidade para 300 pessoas.
- Sobre a Gerando Falcões
- A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. Seu foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades.
- Os Polos Culturais da Gerando Falcões atendem crianças e adolescentes em vulnerabilidade social das comunidades do entorno, com oficinas de canto coral, orquestra, percussão, teatro, dança, violão, ballet, pintura e capoeira. Além disso, oferta de espetáculos, apresentações musicais e workshops culturais e muito mais para as favelas e comunidades.