A Comgás, distribuidora de gás natural encanado, está interligando o sistema que abastece os municípios de Mogi das Cruzes e Suzano ao sistema que atende a região de Guararema, Jacareí e São José dos Campos. Segundo a empresa, essa é uma operação de reforço de rede para que a região de Mogi passe a contar com duas fontes distintas de abastecimento, o que gera maior segurança operacional e maior capacidade para atender novos consumidores. Em Mogi, a Comgás possui 500 km de gasodutos que fornecem gás encanado para mais de 33,5 mil residências, 380 estabelecimentos comerciais, 5 postos GNV e 32 indústrias. Até então, a região vinha sendo abastecida a partir de um gasoduto principal que vem de Suzano.

Com investimento de R$ 50 milhões, o projeto de interligação entre Mogi e Guararema deve ser concluído até dezembro. O novo gasoduto de ligação subterrânea terá 24 km de extensão. Na área urbana, as operações vêm sendo realizadas em trecho de 8 km, com início próximo à base militar do Tiro de Guerra, passando pela Avenida Francisco Rodrigues Filho e pela Rodovia Henrique Eroles, até chegar a Guararema.

Para evitar transtornos, a Comgás informou que não faz interdição total das ruas e utiliza o método não destrutivo de construção, visando minimizar possíveis impactos no cotidiano da região, reduzir o tempo das obras e atenuar danos aos pavimentos. Por meio de tecnologia de precisão, são abertos apenas pontos (pequenos poços) do pavimento urbano, distanciados entre 100 e 150 metros, por onde passam as ferramentas de perfuração horizontal necessárias para a instalação da tubulação. Após concluir os serviços, a companhia afirmou que recompõe a via ou calçada no padrão preexistente.

Os consumidores podem obter mais informações na central de atendimento 24 horas (08000-110-197), pelo WhatsApp: (11 3325-0197), autoatendimento e chat online (virtual.comgas.com.br), e-mail (consumidor@comgas.com.br), aplicativo Comgás Virtual, disponível gratuitamente nas lojas da Apple e Google Play, e perfis oficiais nas redes sociais.

O uso do gás natural encanado vem se popularizando globalmente em residências, comércios, indústrias e instituições. Além de gerar menor impacto ambiental em comparação com outros combustíveis fósseis, seu uso oferece praticidade e segurança, já que é fornecido de forma contínua e ininterrupta* - tornando desnecessários esforços com transporte, troca ou armazenagem - e considerando também que o gás natural se dissipa facilmente em caso de vazamento, por ser mais leve que o ar, reduzindo riscos de acidentes.

Comgás  

A Comgás possui mais de 21 mil quilômetros de rede de distribuição de gás natural encanado em 96 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e disponibilizar gás para usinas de termogeração. A companhia atende mais de 2,5 milhões de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.