A Câmara de Mogi das Cruzes aprovou na sessão desta quarta-feira (7) o Projeto de Lei n. ° 73/2024, que oficializa e insere no Calendário Turístico do Município o “Festival do Voo Livre”. De autoria do vereador Pedro Komura (União Brasil), a propositura visa dar maior visibilidade ao evento, que já havia sido instituído pela Lei Municipal n. ° 2.890/1985 e acontece no Pico do Urubu anualmente, em agosto ou setembro, a depender das condições climáticas, reunindo cerca de 120 atletas. 

A introdução do evento no Calendário Turístico permitirá a colaboração do Executivo em sua realização. Além disso, a introdução da competição de Voo Livre no cronograma oficial do Município servirá para comemorar os 36 anos do Mogi Clube de Voo Livre (MCVL) e da fundação da rampa de Voo Livre da Cidade, inaugurados em 1988 por grupo de amigos que voava de asa delta. 

O Festival de Voo Livre de Mogi conta com enorme potencial para o desenvolvimento turístico, uma vez que a cidade está localizada perto de São Paulo, da Baixada Santista e do Vale do Paraíba, áreas que concentram grande número de praticantes do esporte.

"Arqueiria Lobos" 

Os vereadores também aprovaram a Moção n. ° 71/2024, com “Votos de Aplausos e Congratulações” à equipe “Arqueiria Lobos”, de Mogi das Cruzes, pelo desempenho no 17° Campeonato Brasileiro Infantojuvenil e Master de Tiro com Arco. O torneio ocorreu entre os dias 27 e 28 de julho deste mês na sede da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO), situada em Maricá, no Rio de Janeiro.

A autoria da homenagem é do vereador Edu Ota (Podemos). O time levou onze atletas à competição, com destaque para Alice Barbosa, praticante da modalidade há apenas 7 meses. Ela conquistou a medalha de ouro na categoria individual de Barebow (arco recurvo sem mira). Na sessão desta quarta-feira, esteve presente o técnico da “Arqueiria Lobos”, Paulo Henrique Gomes.

Além de Alice, conquistaram medalhas: Arthur Leme (Medalha de prata); Rafael Freitas (Medalha de prata); Rafael Grismoni (Medalha de prata); Cláudio Benedito (Medalha de prata); João Alves (Medalha de prata); João Ferreira (Medalha de prata); Alexander Leme (Medalha de Bronze); Heitor Cosmos (Medalha de Bronze); Renzo Gomes (Medalha de Bronze), e Luiz Leme (Medalha de Bronze).

Comissão

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Lixo iniciará nesta quinta-feira (8) a análise preliminar dos documentos enviados pela Prefeitura sobre o contrato n. ° 80/2022, referente a serviços de limpeza urbana de vias e logradouros públicos, coleta de lixo, transferência, e destinação de resíduos sólidos domiciliares por parte do Consórcio Mogi Limpa, composto pela empresa Peralta Ambiental, Importação e Exportação Ltda. e Engep Ambiental Ltda. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (7), em reunião que contou com a participação dos vereadores Iduigues Martins (PT), presidente da CEI, com a relatora Inês Paz (PSOL), e com os membros Marcelo Porfirio da Silva (Republicamos), o Marcelo Brás, Zé Luiz (PL) e Marcos Furlan (Pode).