No ranking das 100 escolas públicas de Ensino Médio do Brasil com os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgado na última quarta-feira (15) pelo Ministério da Educação, uma em cada quatro escolas está em São Paulo e obteve nota acima da média nacional de 5,5. Do Alto Tietê, estão na lista a Etec Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes, em 78º lugar, com a nota de 6,3; a Etec de Santa Isabel, em 91º, e a Etec de Suzano, em 95º, ambas com 6,2. 

As escolas técnicas da região, vinculadas ao Centro Paula Souza (CPS), fazem parte da lista de 20 melhores escolas públicas do Estado, que estão ligadas a duas pastas do governo estadual: a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Na lista das 50 melhores escolas do Estado também aparece a Etec Profa. Luzia Maria Machado, de Arujá. 

A unidade mais bem colocada do Estado, em 6º lugar no ranking nacional, é o Colégio Técnico Industrial Professor Isaac Portal Roldán, em Bauru. A escola é vinculada à Universidade Estadual Paulista (Unesp) e registrou 7,4 no Ideb.

A média das Etecs no índice Ideb é de 5,6 pontos, superior à média do Ensino Médio no Brasil (4,3), no Estado (4,2) e à meta estabelecida pelo Governo Federal (5,2)

Ideb

Criado em 2007, o Ideb reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar (aprovação, retenção e evasão) e as médias de desempenho nas avaliações.