Moradores do bairro Miguel Badra, em Suzano, recebem, até o final de agosto, a visita dos Agentes da Boa Energia da EDP para informações sobre o uso consciente da energia elétrica, acesso à Tarifa Social, além da substituição de lâmpadas de maior consumo por LED, de forma gratuita. Os Agentes da distribuidora de energia do Alto Tietê devem realizar, durante o período, o atendimento a 1.020 clientes do bairro.

 Os agentes são técnicos do projeto Boa Energia na Comunidade, desenvolvido pela EDP, que fazem visita porta a porta nas regiões de atuação da Companhia. Os moradores recebem orientações sobre economia de energia e informações sobre a renegociação de eventuais débitos com condições diferenciadas, além da possibilidade de cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que permite desconto de até 65% na fatura. Em Suzano, por exemplo, 18.251 famílias têm direito a receber o benefício da tarifa social, mas não estão cadastradas por algum tipo de divergência. O município soma atualmente 25.036 famílias inseridas na tarifa social.

 Para estimular a redução no consumo domiciliar, cada família tem direito de substituir até 5 lâmpadas de maior consumo por LED, que são mais econômicas, duráveis e sustentáveis. Na ação no Miguel Badra, a previsão é de que cerca de 4.000 lâmpadas sejam substituídas.

 A iniciativa da EDP faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE ANEEL) e visa auxiliar de forma efetiva na redução do consumo de energia elétrica de famílias de baixa renda, já que a iluminação, dependendo dos hábitos de uso, pode representar cerca de 10% da conta de energia de uma residência. Além disso, a mudança de simples hábitos pode trazer ganhos significativos na redução do consumo. Vale destacar que as lâmpadas arrecadadas a partir da substituição são encaminhadas para o descarte ecologicamente correto.

 

Tarifa Social de Energia

 O programa do Governo Federal concede um desconto para os primeiros 220 kWh consumidos mensalmente por clientes residenciais, classificados como de baixa renda. O benefício varia de acordo com a faixa de consumo mensal (kWh/mês) e é aplicado somente a uma unidade consumidora por família. O cadastro e mais detalhes também estão disponíveis no site www.edp.com.br/tarifasocial

 A atualização cadastral para começar a receber o benefício também pode ser realizada pelo portal da EDP, www.edp.com.br/tarifasocial, pelo WhatsApp (11) 93465-2888 ou por meio do 0800 721 0123, informando o número da instalação e os dados referentes ao CadÚnico. Com a validação das informações, o desconto já é aplicado a partir da próxima fatura. Vale lembrar que para o recebimento do benefício não é obrigatório o membro familiar ser o titular da conta de energia, basta apenas informar o vínculo com o imóvel.