A Central de Segurança Integrada (CSI) Lubnan Mohamed Ghazal garantiu suporte a 771 atendimentos da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano no primeiro semestre deste ano. Segundo o último balanço da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, os resultados incluem a abordagem a 123 indivíduos com atitudes suspeitas, localização de 19 veículos irregulares, oito flagrantes de roubo, 15 prisões por furtos e 15 ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito.

A pasta informou ainda que os números foram alcançados a partir do monitoramento das 79 câmeras de segurança nas vias públicas, aliadas às 39 do programa Detecta do Estado de São Paulo, além das 1.250 câmeras e 162 botões do pânico instalados nas escolas e creches municipais, que fornecem informações em tempo real à GCM e ainda auxiliam as Polícias Civil e Militar na resolução e prevenção de crimes.

"O trabalho, que começou a ser executado há pouco mais de cinco anos, desde 10 de maio de 2019, tem sido desenvolvido em uma sala instalada no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, pela qual ficam conectados representantes da GCM, da Secretaria Municipal de Educação e da Polícia Militar, a partir da observação de um telão principal e de 16 monitores individuais", destacou a Secretaria em nota.

A tecnologia contribuiu para que a Secretaria de Segurança Cidadã de Suzano realizasse, em 2023, um total de 6.421 atendimentos, com a localização de 65,88 quilos de entorpecentes, 136 prisões em flagrante e apreensão de cem veículos, além de outras 739 ocorrências relacionadas à perturbação de sossego, 104 ações voltados à localização de veículos suspeitos e 85 ligadas à retirada de entorpecentes das ruas, somando 30.397 porções de cocaína, maconha e crack.

O titular da pasta, Afrânio Evaristo da Silva, afirmou que a tecnologia implementada na CSI garante condições mais favoráveis para a atuação da GCM. "O monitoramento e as conexões que são permitidas com as câmeras proporcionam mais ferramentas para o desenvolvimento do nosso trabalho nas ruas. Conseguimos verificar as localidades que necessitam de mobilização das equipes por meio das imagens que são disponibilizadas. A partir daí, garantimos o deslocamento imediato das viaturas para as ocorrências de rotina", declarou.