Em cerca de dois meses, a Clínica Caramelo, serviço veterinário gratuito de Mogi das Cruzes, já realizou mais de 1.200 consultas em clínica geral. Segundo a Prefeitura de Mogi, desde o início dos atendimentos no dia 27 de maio até a última segunda-feira (22/07), já foram realizadas 1.270 consulta em clínica geral e 90 com especialista. O atendimento é prioritário para cães e gatos de famílias de baixa renda, inscritas no CadÚnico.

Além das consultas em clínica médico-veterinária e de especialidades, na unidade, localizada no Mogilar, são realizadas cirurgias, além de outros diversos atendimentos, como anestesia, exames laboratoriais, exames de imagem e procedimentos ambulatoriais. Desde o fim de maio, segundo a administração municipal, foram realizadas 130 cirurgias de tecidos moles e 15 ortopédicas, além de 250 ultrassonografias, 190 raio X e 200 castrações. 

A Clínica Caramelo conta com uma equipe especializada, com veterinários e técnicos, além de pessoal administrativo e de apoio. A Prefeitura explica que não se trata de um hospital veterinário, por não disponibilizar de internação.

O agendamento para consultas deve ser feito pelo telefone 4798-7456 e é necessário que os tutores informem o número do cartão SIS.

Play Pet 

Outro serviço criado recentemente com foco no Bem-Estar Animal foi o Play Pet, um playground para cães que estimula a saúde física e mental dos animais, com estruturas que podem ser formadas por diversos módulos, como rampas, túneis, pneus e gangorras. Na avaliação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, com uma boa adesão da população, dentro do previsto.

Atualmente são três unidades instaladas, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal e a empresa Outdog, que doou os play pets para a cidade sem nenhum custo para o município. A meta da Prefeitura e instalar mais unidades em outras regiões do município. Os locais ainda serão definidos.

As unidades ficam na Praça Assumpção Ramirez Eroles (Praça do Habib's), que funciona todos os dias, 24h; Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea), em Cezar de Souza, apenas para animais abrigados, e no Parque Centenário, no mesmo horário de funcionamento do parque (segunda a domingo, das 7h às 18h).

Regras para utilização do Play Pet 

Não é permitido deixar os cachorros sozinhos dentro do Play Pet.

Não é permitida a entrada de filhotes com menos de 6 meses.

Todos os cães devem estar acompanhados por um responsável maior de idade no local.

Todos os cachorros devem estar vacinados, com o controle de pulgas e carrapatos em dia.

É obrigatório o uso de focinheira em cães das raças Pit Bull, Mastim Napolitano, Rottweiler, Dobermann e Bull Terrier.

As fezes dos animais devem ser recolhidas em sacos plásticos.


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98