Na manhã deste sábado (29), a Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou o maior complexo educacional da cidade, a Escola Viva Jundiapeba. Localizada na Rua Profª Lucinda Bastos, s/n, esquina com a Avenida Alfredo Crestana, a escola tem capacidade para 360 alunos e iniciará suas atividades no segundo semestre de 2024.

A Escola Viva Jundiapeba atenderá alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I, em período integral. De acordo com o prefeito Caio Cunha (Podemos), além das aulas tradicionais, unidade oferecerá cursos e atividades para toda a comunidade. “No período noturno, queremos utilizar a estrutura para capacitação, ensino profissionalizante, aulas de música, dança, natação, não só para as crianças, mas também para os adultos, e tudo gratuitamente”, comentou o prefeito.

O complexo educacional possui três andares, incluindo 15 salas de aula, uma sala de recursos multifuncionais, seis salas especializadas (Laboratório de Ciências e salas de Artes, Jogos, Inovação Tecnológica, Música e Dança) e sete ambientes de aprendizagem (Biblioteca, Auditório, Cantinho da Leitura, Sala de Estudos/Descanso e Horta), além de quadra poliesportiva e piscina coberta. O prédio também conta com espaços de convivência, área administrativa e serviços.

Além disso, a escola oferecerá educação tecnológica com aulas de robótica, inovação tecnológica e laboratórios. A secretária de Educação, Marilu Beranger, enfatizou a importância dessa abordagem. “Aqui teremos um diferencial, que é o espaço Maker, o primeiro da cidade, com profissionais do departamento de tecnologia educacional aliados ao departamento pedagógico para o crescimento dos alunos”, destacou a secretária.

Os moradores de Jundiapeba, que há muito tempo aguardavam melhorias na infraestrutura escolar, demonstraram entusiasmo com a inauguração. Maria Elizabeth da Silva, mãe de um aluno da rede municipal, comentou: “Estou muito feliz em ver que a prefeitura está investindo na educação de nossas crianças. Esta escola vai fazer uma grande diferença na vida de nossos filhos. Ano que vem, quero que meu filho caçula estude aqui”.

Quem pode estudar na Escola Viva Jundiapeba

A unidade representa uma nova abordagem educacional em Mogi das Cruzes, atendendo alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I, em período integral. A partir do ano letivo de 2025, a Escola Viva Jundiapeba operará com capacidade máxima de 360 alunos. As inscrições estarão abertas para novos alunos e transferências. Os interessados devem aguardar o anúncio das datas de inscrição.

“Essa escola é destinada a alunos que residem até 2 km de distância, ou seja, moradores de Jundiapeba. As matrículas serão feitas mediante comprovação de residência”, explicou Marilu Beranger.


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98