Os alunos da EM João Antônio Batalha, na Chácara Santo Ângelo, estão participando nesta semana do 3º Festival a Céu Aberto, promovido pela Escola Ambiental, equipamento da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. O evento teve início na última segunda-feira (24/06) e se destaca entre as atividades realizadas ao longo do Junho Ambiental. A ação vai até o dia 28 de junho. 

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

O tema do festival é “A Natureza do Nosso Quintal” e traz uma programação diversificada, com debates sobre mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e práticas sustentáveis, como observação de aves, trilhas e oficinas educativas. “Essas atividades não apenas compartilham informações para promover o engajamento sustentável, mas também buscam integrar esses conceitos no dia a dia da escola e na vida dos estudantes, transcendendo o mês de junho”, explica Angélica Lucas Bezerra, técnica pedagógica da Escola Ambiental.

O primeiro dia do festival foi marcado pela visita dos alunos ao Observatório Natural da Escola Ambiental. A ação contou com três atividades: a Observação das Aves, que proporcionou a eles aprendizados sobre diversas espécies que se abrigam na escola; a Trilha dos Ninhos de Passarinhos, que explorou os habitats naturais e os diferentes tipos de ninhos construídos pelas aves; e a Trilha dos Ninhos de Aranhas, que permitiu a observação das diversas teias tecidas pelas aranhas, revelando suas funções e padrões de construção.

Na última terça-feira (25/06), os estudantes participaram do “Circuito - As abelhas do nosso quintal” no Meliponário, da unidade. A visita ao espaço contou com uma apresentação interativa sobre o Mundo das Abelhas, possibilitando o aprendizado sobre os tipos das abelhas e sua anatomia. Além disso, eles puderam observar as colmeias de perto e assistirem a uma demonstração de como o mel é colhido com explicações sobre os cuidados necessários para não prejudicá-las.

Na quarta-feira (26/06), as vivências aconteceram no quintal da Escola. Os alunos participaram da atividade “Desafios Brincantes”, que visa incentivar a curiosidade, a coordenação motora e o trabalho em equipe, enquanto se aprende sobre a natureza. Já nesta quinta-feira (27/06), a visita será ao Laboratório de Ciência, com o intuito de sensibilizar as crianças sobre a importância do rio Tietê, da conservação da água e do saneamento para a promoção da saúde humana e ambiental. 

O último dia do festival será na sexta-feira (28/06), com a visita ao Viveiro de Mudas. Os estudantes participarão da oficina “Descobrindo os Processos de Compostagem”, que ensinará sobre a reciclagem de resíduos orgânicos e a importância da sustentabilidade. Além disso, eles aprenderão como transformar resíduos de alimentos e de jardins em adubo e biofertilizante rico para plantas. 

A iniciativa marca o encerramento das ações realizadas durante o mês do Junho Ambiental, que contou com a formação de educadores e atividades de sensibilização com os alunos da rede municipal em parceria com instituições da cidade, Semae e a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal.