A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes realizou neste mês mais uma etapa do ciclo formativo dos projetos de Educação Musical, promovidos pela Pasta. Foram abordadas a relação entre alunos e professores e a campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para encerrar a programação, na última segunda-feira (27/05) os profissionais também participaram de uma oficina sobre musicalização do projeto  “Tra Lá Lá: Festa na Roça”.

A formação do projeto, destinado ao público infantil, reuniu os professores de musicalização dos projetos Pra Ver a Banda Passar e Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola na sala de música do Departamento Pedagógico (Deped), no Cemforpe, no Mogilar. A iniciativa foi realizada pela cantora e professora de canto, Aline Chiaradia, e a educadora musical, Camila Valiengo, que foram contempladas pelo PROFAC (Programa de Fomento a Arte).

Antes da oficina, os encontros do ciclo formativo reuniram os profissionais do projeto “Pra Ver a Banda Passar” no dia 20 e os monitores e coordenadores do Pequenos Músicos no dia 24. O coordenador dos projetos de música da Secretaria, maestro Allan Caetano, falou sobre a relação aluno-professor. “Nós abordamos questões essenciais como ética, fortalecimento do relacionamento entre aluno e professor, e valores fundamentais, como respeito, responsabilidade e justiça. No final, abrimos um diálogo para trocarmos experiências”, disse.

A programação também contou com a participação da psicóloga Adelene Carvalho Choairy, gerente do CREAS, de Brás Cubas. Adelene abordou a conscientização da campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes. “Falar com os professores é muito importante. A escola é um parceiro que também faz parte da rede de proteção”, destacou.  Até o final deste primeiro semestre será realizado mais um encontro.

Há três anos a data que marca a campanha, 18 de maio, faz parte do calendário escolar da rede municipal de ensino. A iniciativa tem como objetivo potencializar as ações de cuidado com crianças e adolescentes. Além disso, a Secretaria de Educação conta com o Grupo de Trabalho para fortalecimento de ações de prevenção ao Combate e Enfrentamento de Violências contra Crianças e Adolescentes no Sistema Municipal de Ensino de Mogi das Cruzes.

Os projetos Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, gerido pela Sinfônica Mogi (Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes) e o Pra Ver a Banda Passar com gestão da AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes) e apoio da Diretoria de Ensino – Região Mogi das Cruzes, atendem 15.632 alunos com aulas de musicalização, instrumentos e coreografia em 48 escolas das redes municipal e estadual da cidade.