A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes realizou uma formação para os profissionais dos projetos de Educação Musical sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foram dois encontros no final de abril com os profissionais dos projetos Pequenos Músicos,.. Primeiros Acordes na Escola, gerido com a Sinfônica Mogi e “Pra Ver a Banda Passar”, promovido pela Pasta com gestão da Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes (AFABAMC ) e apoio da Diretoria de Ensino – Região Mogi das Cruzes.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

“Essa iniciativa nos proporcionou um direcionamento essencial para compreender as dificuldades que enfrentamos e quais abordagens podemos utilizar com os nossos alunos com TEA”, disse o presidente da AFABAMC, Richard Bitelli, destacando a relevância do compromisso com a inclusão e acolhimento de todas as crianças.

A formação também atendeu os monitores e coordenadores do projeto Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola, promovido pela Pasta e gerido pela Sinfônica Mogi. "Cada vez mais estamos tendo contato com crianças autistas, e esta formação nos ajudou  compreender melhor como intermediar a socialização e a aprendizagem destas crianças", disse o diretor artístico da Sinfônica Mogi.

Os encontros foram ministrados pela empresa Focus, responsável pela formação de professores e especialistas da rede municipal de ensino, em 2023, em TEA, ABA e Plano Educacional Individualizado (PEI). Esta é primeira vez que os profissionais participam de uma iniciativa que aborda o Transtorno do Espectro Autista. “Este é um marco significativo para a gente, pois evidencia a importância de ações educacionais sensíveis e inclusivas para os nossos profissionais”, disse o coordenador dos projetos de música da Pasta, maestro Allan Caetano.

A ação faz parte das das formações, que serão realizadas ao longo do ano. Ao todo serão nove encontros, sendo cinco neste primeiro semestre e quatro no próximo. Ela também fez parte das atividades realizadas pela Secretaria de Educação, durante o mês de abril, em referência à conscientização do autismo.

Os projetos “Pequenos Músicos… Pequenos Acordes na Escola” e  “Pra Ver a Banda Passar” atendem 15.632 alunos com aulas de musicalização, instrumentos e coreografia em 48 escolas das redes municipal e estadual da cidade.