As prefeituras da região estão preparando ações especiais para homenagear a população feminina no Dia Internacional da Mulher, comemorado nessa sexta-feira. Atividades culturais, debates, rodas de conversa, orientação e atendimentos focados na saúde compõem a programação que segue ao longo de todo mês no Alto Tietê.


 📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


Em Mogi das Cruzes, a Secretaria de Assistência Social vai promover no dia 8 o “Seminário Intersetorial - Políticas Públicas e Rede de Proteção para Mulheres em Mogi das Cruzes”. O encontro será no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), das 9 às 13h. A proposta, de acordo com a pasta, é abordar todas as políticas existentes no município para o atendimento às mulheres, envolvendo não só a Assistência Social, como também as áreas da Saúde, Cultura, Empreendedorismo, Justiça e Segurança Pública. 

Já a Secretaria de Mobilidade Urbana realiza na mesma data, às 14 horas, o evento “Como ampliar a participação de mulheres na mobilidade?”. A ação acontecerá no auditório do prédio da administração municipal, com a participação das especialistas Aline Cavalcante e Helena Coelho.

A participação é gratuita e não é necessária inscrição prévia. “O evento terá um bate-papo com as especialistas sobre os desafios da mobilidade urbana para as mulheres e como a participação delas pode ser ampliada tanto nas discussões envolvendo o tema quanto na melhoria da relação entre a vida das mulheres e a mobilidade”, explicou a administração, em nota.

Por parte do Fundo Social, será promovida uma ação especial, em parceria com o Patteo Urupema Shopping onde serão disponibilizadas 15 alunas de cursos profissionalizantes, para um dia de prestação de serviços de estética e bem-estar a baixo custo para as mulheres.

Serão cinco profissionais prestando o serviço de tranças nagô, cinco ofertando massagem e outras cinco fazendo design de sobrancelhas. Os serviços, que seriam ofertados por R$ 20,00, sairão pela metade do preço para quem fizer a doação de um pacote de absorvente. Toda a arrecadação vai para a campanha Tia Chica, que oferece dignidade menstrual para pessoas em situação de vulnerabilidade.


Cultura

Entre as opções cultuais, as mulheres poderão prestigiar no sábado (9), o Sarau Afrodita, com entrada gratuita no Centro Cultural de Mogi, a partir das 18 horas, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo. Dia 13, o Centro Cultural recebe o lançamento do livro 'As Diferenças que nos Separam' de Luzia Santos, também viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Já em 26 de março, a Secult promoverá uma edição especial do programa Diálogo Aberto, com o tema 1Mulher e políticas públicas de cultura1. O evento será realizado no Centro Cultural, às 18h30, e abordará as diferenças entre mulheres e homens no ambiente profissional cultural.

Já a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer realizará no próximo dia 16 de março a 3ª edição do Festival Elas no Esporte, no Parque da Cidade. 

 

Suzano

Assim como Mogi, a Prefeitura de Suzano também preparou ações especiais, especialmente na área cultural. Entre os dias 07 a 29 de março, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, acontece a “Exposição Marias”, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. 

No dia 10, das 13 às 18 horas, o “Rock no Parque”, terá a apresentação apenas de artistas mulheres, no Parque Max Feffer. Já  o Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi receberá, no dia 21, às 19h30, o bate-papo “Vozes que Representam – Especial Mulheres”. 

 As servidoras receberão uma atenção especial por meio do Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS), da Secretaria Municipal de Administração. Estão previstas exibição de filmes, rodas de conversa, orientações e aulas de dança.

 

Departamento da Mulher

Para o Dia Internacional da Mulher (08), será realizada a solenidade de entrega do Departamento da Mulher, que estará vinculado à Secretaria de Governo, no subsolo do Paço Municipal. A expectativa é de que várias ações e projetos da Prefeitura de Suzano relacionados ao público feminino hoje em andamento, como o curso de Promotoras Legais Populares (PLPs) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), sejam abrangidas pelo novo setor.

“Além disso, o local será fundamental como ponto de apoio e acolhimento a mulheres que por acaso precisarem recorrer ao poder público, como aquelas forem vítimas de violência, encaminhando-as às repartições competentes para ser dado o devido prosseguimento ao atendimento”, acrescentou a prefeitura, em nota. A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Suzano, Maria Margarida Mesquita, ficará à frente do serviço.


Saspe

O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) também realizará atividades em celebração ao Mês das Mulheres. Na próxima  quarta-feira (13) começam as aulas de hidroginástica só para mulheres, com 90 participantes inscritas pelo Saspe, na piscina do Parque Max Feffer.

No mesmo dia (13/03), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social promove uma ação especial dedicada às mulheres no prédio do antigo Restaurante Popular (Rua Dr. Felício de Camargo, 622 – Centro). Serão realizadas palestras, apresentações musicais e orientações diversas, das 8 às 12 horas.

Por parte da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, está programada uma roda de conversa com condutoras de transporte escolar da cidade em 15 de março (sexta-feira), às 9 horas. Ocorrerá na sede da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano.


Ferraz 

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por sua vez, informa que fará ações voltadas à saúde da mulher durante todo o mês, além disso, será realizado o lançamento de novos serviços, como a Coordenadoria da Mulher, no dia 14 de março, e a Casa da Mulher no dia 25. 

Para o dia 8, a prefeitura prepara uma ação especial do programa Emprego Agora com vagas exclusivas de emprego para as mulheres. 


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98