Durante a cerimônia de lançamento do Programa Alfabetiza Juntos SP, realizada na última terça-feira (20) na Sala São Paulo com a presença do governador Tarcísio de Freitas; do secretário estadual de Governo e Relações Institucionais (Gilberto Kassab); e do deputado estadual e presidente da Alesp, André do Prado; o prefeito de Guararema, o José Luiz Freire, o Zé, recebeu o Prêmio Município de Destaque na Avaliação de Fluência Leitora.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


Troféu concedido à Guararema pelo trabalho de excelência realizado pela Prefeitura Municipal via Secretaria de Educação, o prêmio reconhece o bom desempenho dos alunos das escolas municipais, que aos 7 anos já dominam a leitura.

Presente na cerimônia organizada pela Secretaria de Estado de Educação, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), André do Prado, parabenizou Guararema e os demais municípios que receberam o troféu. "Parabenizo os municípios que receberam o troféu de destaque na Avaliação de Fluência Leitora, realizada no ano passado. Esse reconhecimento mostra o compromisso e o esforço dessas cidades em garantir uma educação de qualidade para os seus alunos", disse ele.

O prefeito esteve no evento com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, representada pela secretária Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, pela secretária adjunta Aline Amorim Marques, pela chefe de gabinete Camila Borges e pelo assessor André Costa.

Itaquá 

Itaquaquecetuba ficou entre os 120 municípios do estado que mais avançaram em fluência leitora. Para que o programa seja uma política pública estadual, o governador assinou um decreto de criação, com meta de que 90% das crianças tenham fluência leitora até 2026. Isso porque atualmente só 64% dos alunos do 2° ano sabem ler e escrever. O projeto atuará em sete eixos: criação de incentivos, articulação e mobilização, desenvolvimento de capacidades, material didático autoral, fortalecimento da gestão escolar, além de avaliação e monitoramento.

Avaliação de Fluência Leitora

Em 2023, o Governo do Estado de São Paulo passou a avaliar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de escolas estaduais e municipais. É a Avaliação de Fluência Leitora, da qual a Rede Municipal de Ensino de Guararema fez parte e obteve destaque, figurando entre as 120 cidades de destaque entre 588 participantes.

A medida avalia se crianças com 7 anos de idade já dominam a leitura. O objetivo é garantir a alfabetização dos pequenos e melhorar os resultados educacionais. A participação dos municípios é opcional, mas cerca de 91% das prefeituras paulistas aderiram à iniciativa, que será ampliada no ano letivo de 2024.