O ex-vereador de Mogi das Cruzes, Antonio Lino, faleceu na noite do último domingo (dia 5) em função de complicações causadas por um câncer. Seu corpo foi velado, na Câmara, com a presença de dezenas de autoridades. Ele estava internado desde o dia 13 de outubro, no Hospital Salvalus, na Mooca, em São Paulo, em decorrência de uma leucemia mieloide aguda, diagnosticada em dezembro de 2022.  O sepultamento será no cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano. 

Lino foi vereador por sete mandatos, tendo ocupado uma cadeira na Casa de Leis entre 1989, quando assumiu seu primeiro mandato, até 2020, ano que encerrou sua última legislatura. O político deixou a esposa, Lucelena Bertin Teixeira e a filha de sua primeira união, Camila Thalita, de 34 anos, estudante de medicina.

Bastante querido na cidade, o ex-vereador recebeu diversas homenagens nas redes sociais de autoridades de Mogi e da região, entre elas o ex-deputado federal e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Marco Bertaiolli. “Um mogiano de alma e coração, um amigo leal e um grande defensor de Mogi e da nossa Mogianidade. Perdemos Antônio Lino, uma pessoa do bem, sempre alegre e sorridente. Deixo aqui o meu mais profundo sentimento de tristeza”.

O prefeito de Mogi, Caio Cunha (Podemos), que foi vereador e compartilhou seus dois mandatos com Lino, enalteceu sua atuação na Casa de Leis. “Ele, que bravamente vinha lutando contra um câncer, faz parte da história da gloriosa Mogi das Cruzes, por ter sido sempre dedicado em buscar o melhor para nossa cidade. Muito do que temos hoje foi fruto do incansável trabalho de Lino durante os seus 7 mandatos como vereador”.

O presidente da Câmara, Marcos Furlan (Podemos), também destacou seu desempenho na Câmara e seu amor por Mogi. “Mogiano de coração, Antonio Lino construiu sua trajetória com muito trabalho em nossa cidade. Era um profundo conhecedor dos bairros de Mogi e deu sua contribuição para o desenvolvimento do município. Nossas condolências e solidariedade aos familiares e amigos deste homem que dedicou-se à vida pública por 28 anos”.

Trajetória 

Antonio Lino da Silva nasceu em Cambé, Paraná, em 10 de julho de 1957. De origem humilde, trabalhou desde cedo na lavoura de café, ao lado da família. Em busca de uma vida melhor, no final da adolescência e início da idade adulta migrou para Mogi, onde sua avó vivia, para trabalhar na indústria.

Com um pequeno caminhão, Lino começou a desenvolver extenso trabalho social com a comunidade de Braz Cubas.

Entre sua longa atuação legislativa assumiu a presidência do Legislativo em 1996 e 1997, quando criou a Galeria dos Presidentes da Câmara, e em 2015, quando participou da instalação e inaugurou, ao lado dos demais vereadores, da TV Câmara de Mogi das Cruzes (canal 3.2).



 Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98