Em homenagem ao feriado da Consciência Negra, comemorado no próximo dia 20, as cidades da região prepararam programações especiais que envolvem palestras, apresentações musicais e outras ações gratuitas para a população a fim de promover a cultura negra e o fim do preconceito e do racismo. 


📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Em alguns municípios, como Suzano, as atividades já começaram e seguem até o final do mês. A abertura dos trabalhos aconteceu no último dia 8, com a exposição “Encanto: ArteVivência da Afro-Diáspora”, com curadoria de Diogo Nógue, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, até 30 de novembro. 

Nesta segunda-feira (13), às 19 horas, será ministrada a Palestra “Literatura Negra no Contexto da Lei Federal 10.639/03”, com Lívia Barros, também no Moriconi. Na terça (14), às 14 horas, o tema será a “A Lei Federal 10.639/03 e a Conferência Nacional de Educação (Conae)”, com Edmar Silva. No dia 16 a Intolerância religiosa será o tema da palestra a partir das 19 horas, com Ebomy Conceição e Mãe Cris. 

Para o próximo final de semana, no sábado (18) a programação inclui, das 10 às 12 horas, aula aberta de capoeira do Projeto Mais Capoeira, pelo Grupo Ginga Palmares, no Parque Municipal Max Feffer; e das 14 às 17 horas, o “Samba de Roda”, com Aleteia Loiola, do Projeto Flores da Laranjeira.

Já no domingo, das 12 às 17 horas, será realizado o “Samba no Parque” e Feira Afro. No feriado (21), das 10 horas às 12h30 acontecerá o Encontro Cultural das Religiões de Matrizes Africanas Contra a Intolerância Religiosa, também no Parque Max Feffer, que receberá ainda das 13 às 17 horas, apresentações musicais com as bandas de reggae Nativo Urbanizado, Kilimanjaro e Irmandade Africana.

As atividades seguem nos dias 25 e 29 de novembro, inclusive com programação do Cineteatro Wilma Bentivegna (Rua Paraná, 70 – Centro), que ao longo do mês é dedicada ao Dia da Consciência Negra.

Mogi

A Prefeitura de Mogi, por meio das Secretarias de Cultura e Assistência Social, e em parceria com a sociedade civil e a Câmara, organizará diversas atividades entre os dias 14 e 27 de novembro.

No dia 14, o Centro de Assistência Social da Vila Nova União, da Secretaria de Assistência Social, preparou uma apresentação especial dos adolescentes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, a partir das 13 horas. Já o Festival Culturas Pretas, promovido pela Secretaria de Cultura, acontece nos dias 15, 20 e 22 de novembro.

No próximo dia 15, o evento apoia às comemorações do Dia Nacional da Umbanda, das 10h às 15h, no Largo Bom Jesus. A ação contará com diversas apresentações temáticas. No dia 20, a programação terá início na praça Zumbi dos Palmares, às 9h, em ato organizado com a participação de vereadores, e segue para o Largo da Feira de Brás Cubas no período da tarde.

Ainda pelo Festival Culturas Pretas, no dia 22 será promovido o Diálogo Aberto Patrimônio: Culturas Pretas, no Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM), às 19 horas.

“O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, terá agenda alusiva à data, com o evento Café das Pretas, no dia 15 de novembro, na sede da Secretaria de Assistência Social. Trata-se de um espaço de acolhimento, escuta, debate e proposição de estratégias e políticas para as mulheres negras de Mogi das Cruzes, que terá início às 14 horas”, acrescentou a prefeitura.

Já no dia 27 de novembro, das 13h às 16h30, será promovido, no Largo da Feira de Jundiapeba, o evento "21 Dias de Ativismo - Pelo Fim da Violência contra a Mulher e contra o Racismo". A principal atração da data será o sarau Raízes da Negritude: Celebrando a Consciência Afro.

 

Itaquá

A Prefeitura de Itaquaquecetuba também elaborou um cronograma especial em alusão ao mês da Consciência Negra, com diversas atividades para diferentes públicos e locais.
 No dia 21 será promovida uma roda de conversa e oficina de turbante na Secretaria de Cultura. Também acontecerá a Palestra "É brincadeira: o racismo recreativo e a naturalização no ambiente escolar", no Auditório da Universidade de Guarulhos (UNG).

A Secretaria de Cultura receberá no dia 22, às 9 horas, a Palestra "Epiderme: lugar de preconceito". No dia 23 a Câmara promoverá a cerimônia de entrega de títulos honoríficos a personalidades negras 2023.

Já no dia 24 será realizada abertura da exposição Personalidades Negras 2023, na UNG. A programação se encerra no dia 26 com Cultura Itinerante no Jardim Caiuby, a partir das 10 horas.

Ferraz

A cidade de Ferraz de Vasconcelos irá celebrar a 23° Semana da Consciência Negra, no dia 25 de novembro, na Praça dos Trabalhadores (no Centro de Convenções) com um evento gratuito que envolverá artesanato Afro, apresentações culturais de capoeira, samba, hip-hop, praça gastronômica Afro e uma vasta programação.

 Poá

A Prefeitura de Poá oferecerá, no próximo dia 20, atividades culturais alusivas ao Dia da Consciência Negra. A partir das 9h acontece a abertura oficial da programação, com ato solene na Praça Zumbi dos Palmares (Rua Herculano Duarte Ribas, no Centro). Todas as atividades são gratuitas.

A partir das 10h o Teatro Municipal abrigará uma exposição com produções de artistas e artesãos da cidade e região. Participarão do encontro o professor e coreógrafo de danças urbanas Jhonatan e o ativista e membro fundador do Compir Poá, Honório Costa. O espaço ficará aberto para visitação até o dia 30 de novembro, das 9h às 17h.


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98