A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes acaba de selecionar os nomes dos 23 alunos do Ensino Médio escolhidos para participar da 13ª Edição do “Parlamento Estudantil 2023”, que terá início na segunda-feira (27).

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

O número de participantes corresponde à quantidade real de vereadores prevista na Lei Orgânica do Município. Os critérios utilizados para a triagem englobaram qualidades como criatividade, originalidade, pertinência, respeito ao formato de projeto de lei, correção gramatical, concisão e clareza. Confira a lista a seguir:

 

Ana Claudia de Souza Rodrigues

Com 17 anos, Ana Claudia de Souza Rodrigues está matriculada na Escola Estadual Sylvia Mafra Machado, no Alto do Ipiranga. A propositura da estudante dispõe sobre criação de “Gabinete Itinerante” nos bairros e visitas técnicas dos poderes Legislativo e Executivo.

Antony Alexandre de Queiroz Silva

Com 16 anos, Antony Alexandre de Queiroz Silva, da Escola Estadual Professor Paulo Ferrari Massaro, em Jundiapeba, apresentou propositura sobre Implementação do “Programa Bolsa Atleta”, que consiste em apoio financeiro a esportistas residentes na Cidade e que treinem em entidades municipais.

Beatriz Cerqueira

Beatriz Cerqueira, 17, é aluna da escola Dona Placidina, no Centro, protocolou projeto de lei para transformar e facilitar o acesso à cultura a fim de valorizar a literatura local por meio do festival FELAR (Festa Educacional e Literária de Artistas Regionais).

Camila Mastropietro Pieretti Rodrigues

Com 15 anos, Camila Mastropietro Pieretti Rodrigues, da escola Maple Bear, na Vila Oliveira, apresentou projeto de lei para acrescentar dispositivos sonoros de orientação para deficientes visuais nos semáforos para pedestres.

Danielly Prado Zawitoski

Danielly Prado Zawitoski, 17, do Instituto Dona Placidina, no Centro, criou iniciativa que institui na Cidade programa de arborização (incentivo à arborização).

Filipe Figueiredo Santiago

Filipe Figueiredo Santiago, 17, da escola Mello Dante, na Nova Mogilar, apresentou proposta para instalação de ônibus movidos a energia solar.

Gabriel Glória Meireles Gonsalves

Gabriel Glória Meireles Gonsalves, 15 anos, do Colégio Gênesis, no Mogilar, protocolou propositura que insere profissional fonoaudiólogo (a) nas escolas municipais.

Hiago Juan da Silva Araujo

Hiago Juan da Silva Araujo, 16, da Escola Estadual Professor Paulo Ferrari Massaro, em Jundiapeba, apresentou iniciativa que visa estimular a revitalização de áreas verdes comunitárias.

Isabela Montenegro

Isabela Montenegro, 16, da Escola Professor Paulo Ferrari Massaro, em Jundiapeba, criou projeto sobre a segurança nas escolas do município.

Julia Lumi Suzuki

Julia Lumi Suzuki, 16, Colégio Alfabeto, no Parque Santana, inscreveu-se com ideia sobre o Desenvolvimento e Implementação de Aplicativo Local de Mobilidade Urbana, o "Desloca Mogi".

Laura Martins

Laura Martins, 16, da Escola Estadual Professora Irene Caporali de Souza, no Conjunto Residencial Nova Bertioga, candidatou-se com projeto de lei que dispõe sobre a “Obrigatoriedade do fornecimento de cardápios em braille nos estabelecimentos comerciais”.

Manuela Barroso Marinho

Manuela Barroso Marinho, 16, da Escola Estadual Professor Paulo Ferrari Massaro, em Jundiapeba, apresentou propositura para Implantação de unidade do Pró-Mulher no Distrito de Jundiapeba.

Maria Eduarda Belarmino

Maria Eduarda Belarmino, 17, da Escola Estadual Professor Paulo Ferrari Massaro, em Jundiapeba, inscreveu-se com a ideia de “Criação do Centro Esportivo Projeto Shiva para o Ensino de Vôlei e Basquete em Jundiapeba”.

Maria Eduarda da Silva

Maria Eduarda da Silva, 16, da Escola Estadual Professor Firmino Ladeira, no Mogi Moderno, apresentou projeto de lei que institui o "Passe Livre Estudantil", gratuidade nos sistemas de transporte coletivo de passageiros aos estudantes.

Maria Eduarda Mario

Maria Eduarda Mario, 15, do Colégio Gênesis, no Mogilar, inscreveu-se com Projeto de Lei que dispõe sobre Inclusão de pessoas com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista.

Matheus Rafael Ponciano Machado

Matheus Rafael Ponciano Machado, 15, do Colégio Gênesis, no Mogilar, apresentou ideia para “Criação de pontos de fácil acesso para a coleta de resíduos”.

Murillo Cesar Matos de Souza

Murillo Cesar Matos de Souza, 18, da Escola Estadual Professora Irene Caporali de Souza, no Conjunto Residencial Nova Bertioga, apresentou propositura sobre “Criação de cartão de desconto para aquisição de livros objetivando fomentar a leitura dos estudantes das escolas do município”.

Nicolas Precioso Soares

Nicolas Precioso Soares, 18, do Colégio Alfabeto, no Parque Santana, protocolou projeto de lei sobre a “Ampliação de espaços e horários para clubes-debate acerca do Letramento Político aos jovens em idade escolar em espaços municipais”.

Pablo da Silva Oliveira

Pablo da Silva Olivera, 17, da Escola Estadual Professor Paulo Ferrari Massaro, em Jundiapeba, protocolou iniciativa sobre Implantação do Programa "Patinhas que Cuidam", para fomentar a Adoção, Castração e Acolhimento de Animais de Pequeno Porte.

Rafael Isaac

Rafael Issac, 17, do Colégio Gênesis, no Mogilar, protocolou propositura para “Inclusão de pessoas com deficiência visual para que se tornem mais independentes”.

Thales Yuji Rezende Fujita

Thales Yuji Rezende Fujita, 15, da escola Ienec, na Vila Oliveira, protocolou ideia sobre implementação de “Medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying escolar no projeto pedagógico elaborado pelas escolas públicas e particulares de educação básica”.

Verônica Pelegri Amorim

Verônica Pelegri Amorim, 18, da Escola Estadual Professora Irene Caporali de Souza, no Conjunto Residencial Nova Bertioga, apresentou projeto de lei sobre elaboração de “Agenda de palestras e exposições nas escolas públicas do município sobre a História de Mogi das Cruzes”.

João Victor André Ferreira

João Victor André Ferreira, 18, da Escola Estadual Professor Cid Boucault, em Jundiapeba, apresentou proposta para “Criação de Comitê Estudantil”.

 

Cronograma Parlamento Estudantil 2023

 Segunda-feira - 27 de novembro

 Os vereadores estudantis deverão se apresentar na Câmara no dia 27 de novembro, às 9 horas, trajando preferencialmente o uniforme da escola. As atividades começam com a solenidade de diplomação no Plenário da Câmara Municipal. Depois, os empossados conhecerão os setores da Câmara e receberão orientações para o desenvolvimento dos trabalhos legislativos. Será realizada uma reunião para discutir a composição da Mesa Diretiva.

Terça e quarta - 28 e 29 de novembro

Acompanhamento das sessões ordinárias dos vereadores titulares. Os vereadores estudantis serão convidados especiais nas Sessões Ordinárias da Câmara Municipal, realizadas a partir das 15 horas. A atividade é opcional, mas importante para que os estudantes vejam como é realizada a Sessão Ordinária. Na ocasião, os vereadores estudantis poderão conversar com os vereadores e tirar dúvidas sobre o trabalho parlamentar.

Quinta - 30 de novembro

Quinta-feira, a partir das 15 horas, haverá a posse, eleição da mesa diretiva e sessão ordinária para votação e deliberação dos projetos de lei. Em seguida, será feito o encerramento com a entrega de certificados de participação.