A convocação dos novos integrantes da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes teve mais uma etapa nesta terça-feira (10/10). Os candidatos aprovados no último concurso público e chamados no último dia 26 de setembro apresentaram os documentos necessários e preencheram um caderno com os dados pessoais. Ao todo, 88 candidatos compareceram ao auditório do prédio da Prefeitura.

Com os dados apresentados nesta terça-feira, a Guarda Municipal fará a investigação social dos candidatos, etapa prevista no processo de contratação. Após isso, os aprovados passarão por exame médico, a última fase do procedimento antes da posse.

“A ampliação do efetivo da Guarda Municipal é um investimento importante da Prefeitura para o fortalecimento da corporação e para a melhoria da segurança de Mogi das Cruzes. Este trabalho também compreende o aperfeiçoamento contínuo dos nossos agentes, além do investimento em estrutura e tecnologia voltada para a segurança, como a inauguração do Centro de Operações Integradas e a instalação da muralha digital inteligente”, destacou o prefeito Caio Cunha. 

A contratação dos novos guardas municipais será possível graças  à nova lei, encaminhada pelo prefeito Caio Cunha e aprovada pela Câmara Municipal, que ampliou o contingente da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes. Com a nova legislação o efetivo pode chegar a 402 profissionais. Em 26 de setembro, foram chamados os 147 candidatos aprovados restantes do concurso 14, de 11 de outubro de 2017. 

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem atuando no fortalecimento da Guarda Municipal. Em março deste ano, 28 novos guardas finalizaram os treinamentos e passaram a atuar na segurança pública de Mogi das Cruzes. A corporação também recebeu oito novas viaturas e 12 novas motocicletas. Além disso, nos próximos meses, será inaugurado o Canil da Guarda Municipal. A corporação já conta com dois cães que estão atuando em ações específicas.

Investimentos

No dia 30 de setembro, a Prefeitura de Mogi das Cruzes entregou o Centro de Operações Integradas (COI), construído na avenida Engenheiro Miguel Gemma. Com investimento de cerca de R$ 23 milhões – incluindo a construção, estrutura tecnológica e equipamentos para o funcionamento, como câmeras e a muralha eletrônica –, o COI tem equipamentos de alta tecnologia para atuar na segurança de Mogi das Cruzes, com um trabalho conjunto da Guarda Municipal, Defesa Civil, Polícia Militar e Polícia Civil. Os equipamentos serão usados para o monitoramento da cidade e atendimentos de ocorrências por estes órgãos. O COI conta também com o setor de Inteligência da GCM para análise de dados e produção de conhecimento para melhor decisão do gestor público.

Também já está em andamento a instalação da muralha digital inteligente, com a instalação de câmeras de monitoramento nas entradas e saídas da cidade e em corredores viários importantes. Com estes equipamentos, será possível o monitoramento da circulação de veículos na cidade e as informações poderão ser utilizadas pelo setor de inteligência para a identificação de veículos utilizados por criminosos.

Outro investimento importante em tecnologia é a instalação 40 totens de segurança, sendo 10 equipamentos em praças e áreas públicas e 30 estruturas nas escolas. As imagens são monitoradas no COI. Eles possuem monitoramento com câmera de 360 graus e câmeras direcionais, além de um interfone em que a população pode acionar a Guarda Municipal para atendimentos de emergências.

Além disso, está em andamento a substituição de 118 câmeras de monitoramento antigas por modelos mais novos e modernos. Ao todo, a cidade receberá, a curto prazo, 361 novas câmeras de monitoramento.

Em casos de emergência, a população pode acionar a Guarda Municipal de Mogi das Cruzes pelo telefone 153.

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