A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou, nesta terça-feira (26), o novo Polo de Inovação e Projetos Avançados, o Pipa HUB, localizado no prédio 2 da administração municipal, no centro de Mogi. Esse lançamento marcou o início do Caqui Inova 2023, um evento promovido pela prefeitura com foco em tecnologia e inovação que teve início nesta terça-feira e segue até quinta (28).

Segundo o prefeito de Mogi, Caio Cunha (Podemos), o investimento do Pipa HUB está estimado em cerca de R$ 3,5 milhões. Esse espaço multifuncional irá disponibilizar um ambiente de coworking, instalações para exposições, uma sala dedicada a podcasts e um estúdio para produção de conteúdo em áudio e vídeo. Além disso, a área destinada a eventos foi ampliada, permitindo eventos maiores para a população

O prefeito enfatizou a importância do Pipa HUB para a cidade, "Todo tipo de serviço que envolve empreendedorismo, criação de startups, geração de renda e negócios, estará localizado nesse espaço. Essa reforma faz parte das comemorações dos 463 anos de Mogi”, relatou o prefeito. A entrega oficial do Polo está prevista para abril de 2024.

Cunha também ressaltou que o desejo de criar esse espaço já existia na gestão anterior, mas a situação econômica da cidade e a pandemia impediram a concretização do projeto. “Com a apresentação do Pipa HUB, a cidade de Mogi das Cruzes se tornará um polo de atração para startups, empresas de médio e grande porte, investidores, bancos de fomento, instituições de ensino, bem como serviços e equipamentos públicos
voltados para empreendedores e cidadãos que buscam tecnologia”, disse o prefeito. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli, explicou que o Pipa HUB representa uma evolução para a cidade: “O equipamento servirá para o relacionamento entre empresas, fomento ao empreendedorismo, capacitação e fornecerá um ambiente propício para o desenvolvimento de startups, com o foco de gerar emprego e renda para Mogi das Cruzes.”

Bastianelli ainda destacou que o Pipa HUB foi projetado para receber startups, oferecendo um espaço mais amplo e uma estrutura mais adequada, incluindo uma sala de descompressão. "Estamos focados em emprego e empreendedorismo. O local está recebendo o atendimento do Mogi Conecta Emprego, do Sebrae Aqui e do Banco do Povo. Para quem deseja empreender ou já é um empreendedor em Mogi, há atendimento pela Sala do Empreendedor, que auxilia na abertura, regularização, fechamento e licenciamento de empresas", afirmou o secretário.

Caqui Inova 2023

Além do lançamento do Pipa Hub, houve a abertura da segunda edição do Caqui Inova 2023 durante o evento. A programação, iniciada ontem, conta com painéis, workshops, mentorias, pitch de startups, batalha de robôs, impressão 3D e a sala da indústria. O evento tem como objetivo conectar empreendedores, startups e estudantes desde o ensino médio até o superior, para contribuir a agenda de inovação e tecnologia na região.

"O Caqui Inova é o maior evento de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Alto Tietê. Nossa ideia é trabalhar com um conteúdo de relevância para conectar empreendedores, donos de startups e alunos de diversas frentes, seja ensino médio, técnico e superior, afim de fomentar uma pauta de inovação e tecnologia.", relatou Bastianelli. 

As atividades da programação estão concentradas no Polo Digital, como a Feirinha do Caqui Inova e a Plataforma 360º disponíveis para os participantes. As salas temáticas apresentam cases de empresas inovadoras e ideias incubadas no Polo, além de fornecer bate-papos com startups e projeções de tecnologias como impressão 3D e corte a laser. 

Uma das novidades deste ano é o "Busão da Inovação", oferecendo transporte gratuito até o Polo Digital, em Cesar de Souza, saindo de locais considerados estratégicos, como próximo à Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Centro Universitário Braz Cubas, Fatec e Hotel Ibis.

A organização do evento conta com a participação de entidades e empresas comprometidas com a inovação e o desenvolvimento de Mogi e região. Juliana Bertin, CEO da startup Soulcial, destacou a contribuição para o evento, com uma palestra realizada ontem sobre a aplicabilidade e experiências dentro da empresa para desmistificar o ESG (Sigla em inglês para sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa). 

O presidente da Alto Tietê Valley, Célio Fabiano de Souza, por sua vez, enfatizou o compromisso da associação em apoiar as startups locais: "Nós vamos ajudar os empreendedores a se qualificar, se preparar, buscar investimento e recursos para poder crescer. Queremos fazer com que os jovens mogianos cheguem mais rápido ao caminho do empreendedorismo, gerando empregos e renda para o município, o que é extremamente importante para os avanços."

O destaque da programação do Caqui Inova é a palestra que vai ser realizada na quinta-feira (28), a partir
das 19h30, no auditório do Cemforpe, no Mogilar. O tema será “Inteligência artificial nos negócios”, com Interney – Edney Souza, especialista em tecnologia e pioneiro da internet. Mais informações e inscrições pelo site caquiinova.com.br

*Texto supervisionado pelo editor.