As unidades do Poupatempo no Estado realizam neste sábado (17) um mutirão para a regularização da Carteira Nacional de Trânsito (CNH). Das 11,1 mil vagas disponibilizadas, os postos do Alto Tietê contam com 415 senhas, segundo informou a Prodesp, empresa do Governo do Estado, responsável pelo serviço. A ação ocorre em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), visando atender os motoristas cuja habilitação vence até o final do mês.
Mogi das Cruzes tem a unidade com o maior número de senhas para a regularização disponíveis, totalizando 120, seguido de Itaquaquecetuba e Suzano, cada uma com 100 vagas. Já Ferraz de Vasconcelos conta com 31 atendimentos disponíveis para o sábado, enquanto Guararema, Arujá, Poá e Santa Isabel contarão com 16 vagas cada. No último sábado do mês, dia 24, ocorrerá um novo mutirão, quando novas senhas serão disponibilizadas.
Somente neste ano foram regularizadas 49,3 mil CNHs na região, sendo 16,7 mil pela unidade de Mogi, o equivalente a aproximadamente 34% do total. Suzano efetuou 14,1 mil regularizações, enquanto em Itaquá foram 11,6 mil e em Ferraz 2,8 mil. Arujá, Santa Isabel e Guararema realizaram 1,2 mil; 1,1 mil e 1 mil atendimentos, respectivamente. Por fim, com menor fluxo, Poá renovou 580 CNHs. Em todo o Estado, foram realizadas 3 milhões de renovações de CNH desde o começo do ano.
Renovação e agendamento
Os motoristas devem seguir as datas previstas em seus documentos, sendo que aquele que possui a validade até junho deve renovar no prazo de 30 dias após o vencimento, ou de forma antecipada, também de 30 dias antes do final da validade.
É necessário ter realizado agendamento para o atendimento presencial, que pode ser feito de forma eletrônica e gratuita pelo site www.poupatempo.sp.gov.br, pelo aplicativo Poupatempo Digital, pelos totens de autoatendimento ou pela assistente virtual “P”, disponível pelo número de WhatsApp (11) 95220-2974.
Também seguem disponíveis as renovações simplificadas, feitas de forma totalmente online, pelo site do Poupatempo ou pelos canais do Detran-SP. Neste caso, para os exames médicos, o usuário é indicado a uma clínica.
Já para motoristas com CNH tipo C, D ou E, se faz necessário a realização do exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência. Os atendimentos nas unidades do Poupatempo ocorrem das 7 às 13 horas ou das 9 às 13 horas de acordo com as unidades de preferência.
*Texto supervisionado pelo editor.