Em alusão ao 15 de junho, o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenadoria Municipal da Pessoa Idosa, em parceria com o Sefras - Ação Franciscana de Solidariedade e o Olhe - Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento, vai promover nesta sexta-feira (16) o Seminário Desafios e Perspectivas de Políticas Públicas no Atendimento à Pessoa Idosa.
O seminário será realizado das 9h às 12h, no auditório da Escola de Empreendedorismo e Inovação. Os convidados são a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Juraci Fernandes de Almeida; a coordenadora da Coordenadoria Municipal do Idoso, Vera Lúcia de Freitas, e a assistente social Marília Berzins, que também é mestre em Gerontologia Social pela PUC-SP, doutora em Saúde Pública pela USP (FSP/USP) e especialista em gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). A mediação caberá à coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas Casa de Clara, Yasmin Alves.
A atividade é voltada aos profissionais que atendem direta ou indiretamente pessoas idosas, como servidores públicos, trabalhadores da rede de Saúde e atenção básica, da rede parceirizada social e da educação.
O objetivo do seminário é mobilizar a população sobre a importância da luta em prol da proteção e respeito às pessoas idosas. Estudos mostram que as violências podem se manifestar de várias formas e todas trazem sérios prejuízos às vítimas. As mais frequentes são violência física (maus tratos, agressões, abusos, ferimentos), violência psicológica (agressões verbais, humilhação, ameaças), violência sexual, negligência e abandono (omissão e ausência de cuidados necessários) e a violência financeira e patrimonial (uso não consentido e/ou ilegal de recursos financeiros e patrimoniais pertencentes à pessoa idosa).
Assim como acontece com outros públicos vulneráveis, a denúncia ainda é um grande desafio. Em Mogi, devem ser feitas à Delegacia de Polícia de Proteção do Idoso (4790-2818), ao Conselho Municipal do Idoso (4798-5634) ou então ao Disque 100, que é o canal nacional de direitos humanos. A pessoa idosa está resguardada pelo Estatuto - Lei Federal nº 10.741/2003.
A Secretaria de Assistência Social, por meio do Departamento de Proteção Social Especial, também participará de rodas de conversa e palestras junto a instituições de longa permanência, entre hoje e a próxima quarta-feira (21).