Região- Considerado a porta de entrada para o empreendedorismo, o Microempreendedor Individual (MEI) terá uma programação especial na região do Alto Tietê, entre 22 a 26 de maio. A Semana do MEI contará com capacitações presenciais e ações online. Todos os cursos são gratuitos.
Durante a Semana do MEI, os especialistas do Sebrae estarão à disposição para tirar dúvidas sobre o funcionamento da modalidade e orientar sobre as vantagens da formalização, promover oficinas de capacitação, apresentar ideias de negócios e dar orientação financeira, além de permitir que o empreendedor já registre um CNPJ para sua atividade. Outros serviços gratuitos, como a elaboração das Declaração Anual de Faturamento, impressão de DAS e consulta de débitos também estarão disponíveis.
O escritório do Alto Tietê terá turmas de cursos como Super MEI - Organize Seu Negócio; Descomplique seu Negócio; Compras Públicas e o dia do crédito - com a presença de instituições financeiras esclarecendo dúvidas sobre como contratar e utilizar crédito em sua empresa.
Em sua 14ª edição, a Semana do MEI terá uma série de capacitações online. Será um tema específico para cada dia da semana: Prepara-se para empreender, Como o MEI funciona, Mais tecnologia para o seu negócio, Como cuidar do seu dinheiro e Como vender mais e melhor.
Serão realizadas três palestras por dia no ambiente digital (uma para cada turno), um case de sucesso inspirador do Programa Vida de MEI do Canal Empreender e um bate papo interativo com especialistas do Sebrae sobre cada tema que fechará a programação do dia. A programação completa digital e presencial pode ser acessada na página da Semana do MEI. Outras informações pelo telefone (11) 4723 4510, opção 4.
O Sebrae-SP lançou uma ferramenta para ajudar o MEI a descobrir se é obrigado a fazer a declaração de Imposto de Renda como pessoa física. Todo o processo é feito em cinco passos. A Calculadora do MEI é gratuita e está disponível no site https://digital.sebraesp.com.br/.
Mogi
A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou na última terça e quarta-feira (16 e 17), mais uma edição da Semana do Microempreendedor Individual. O evento ocorreu no andar térreo do prédio-sede da Prefeitura e contou com diversos serviços voltados aos MEIs da cidade.
Um dos pontos de destaque das atividades foi o auxílio para a elaboração da declaração anual do MEI, que tem prazo de entrega até o dia 31 de maio - mesmo limite para a declaração do Imposto de Renda. O atendimento foi feito em parceria com a Associação de Empresas de Serviços Contábeis (Aescon).
Também foram parceiros do evento, o Sebrae-SP, a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), o Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomércio) e o Banco Povo. Mogi das Cruzes conta atualmente com 37,7 mil microempreendedores individuais cadastrados.
Guararema
Além dos serviços online pelo portal Gov.BR (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor), as guias de pagamento DAS dos Microempreendedores Individuais (MEIs) do ano de 2023 em Guararema podem ser emitidas emissão presencialmente na Sala do Empreendedor.
As guias são o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), imposto obrigatório para os empreendedores inscritos como MEI. O valor mensal no último período era de R$ 65,10, e com o reajuste, foi para R$ 66,00.
Na Sala do Empreendedor, que fica na Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico, localizada na rua 19 de Setembro, 127, no centro de Guararema, os MEIs encontram atendimento personalizado, seja para emitir as guias, para tirar dúvidas ou até mesmo para efetuar o cadastro e começar a empreender.
O atendimento presencial é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30, e das 13 às 16 horas. Já os telefones são (11) 4693-1717, 4693-1432 e 4693-5478.