Com o objetivo de impulsionar o setor industrial no Estado, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), em parceria com as diretorias regionais, está levantando as novas vocações de cada região do Estado, inclusive do Alto Tietê. Para isso, estão sendo realizadas simulações a partir das atividades desenvolvidas e com a ajuda de ferramentas de inteligência artificial.
Em visita a Mogi na manhã de ontem (11) para ministrar a palestra "Macrotendências Mundiais até 2040", o presidente do Ciesp, Rafael Cervone, falou sobre a importância de rediscutir as vocações industriais e a partir disso pensar em políticas e ações de incentivo para o crescimento desses mercados.
"Nesse momento estamos trabalhado com o Governo do Estado e com as Secretarias da Fazenda para ter os CNAES (Classificação Nacional de Atividades Econômicas ) industriais de 4 e 6 dígitos e colocando esses dados em ferramentas de inteligência artificial e alguns algoritmos, simulando região por região e descobrindo as vocações que a gente tem que atuar", detalhou Cervone.
Segundo ele, outro passo importante para esse novo momento econômico do Brasil, passados os últimos anos de forte recessão, pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a guerra da Rússia e da Ucrânia, que afetou as cadeias produtivas do mundo todo, é discutir a região de forma macro. "Não adianta pensar só em Mogi de maneira isolada, no seu planejamento estratégico, sem saber o impacto que isso traz da cidade para o macro e do macro para a cidade. É preciso trabalhar junto com as prefeituras, porque às vezes a chegada de uma indústria pode gerar um impacto até negativo regionalmente, capaz de trazer problemas e não soluções".
Diversificado
O presidente do Ciesp também destacou a indústria diversificada existente em Mogi e no Alto Tietê, com destaque para o setor automobilístico, de papel e celulose, farmacêutico e químico. "A macro região do Alto Tietê é bastante importante para o Estado, uma vez que congrega 500 empresas, sendo 200 só em Mogi e isso traz muitas vantagens que estão sendo discutidas no momento com o governador Tarcísio de Freitas por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico que foi criado recentemente", acrescentou.