No segundo semestre de 2023, o Instituto Federal de São Paulo oferece 2.060 vagas para 51 cursos em 26 câmpus espalhados pelo Estado. No Alto Tietê, são 120 vagas nos Câmpus Itaquaquecetuba e Suzano. As inscrições podem ser realizadas até o próximo domingo (14). Os cursos são ofertados nas modalidades concomitante e subsequente ao ensino médio, ou seja, para quem está cursando ou já concluiu o ensino médio. Todos os cursos são gratuitos.

As vagas dos cursos técnicos estão disponíveis nos câmpus: Araraquara, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Itaquá, Jacareí, Jundiaí, Presidente Epitácio, Piracicaba, Pirituba, Registro, Salto, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo, Sertãozinho, Sorocaba e Suzano. Em Itaquá são 40 vagas para o Técnico em Mecânica, no período noturno, com duração de 4 semestres, e em Suzano, 40 vagas em Técnico em Administração, vespertino, com duração de 3 semestres, e 40 para Técnico em Automação Industrial, noturno, 4 semestres. 

Os interessados devem se inscrever até domingo no site https://processoseletivo.ifsp.edu.br e pagar uma taxa de inscrição de R$ 20 para realizar a prova. O valor pode ser pago por meio de PIX, cartão de crédito ou boleto GRU (Guia de Recolhimento da União). Na opção boleto GRU, o pagamento deve ser feito exclusivamente no Banco do Brasil.

A prova do processo seletivo será aplicada no dia 18 de junho, na cidade onde o candidato escolher estudar e terá duração de três horas. A avaliação será composta por 30 questões de múltipla escolha que avaliarão os conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com conteúdos trabalhados do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Acompanhe o calendário do processo, o tutorial de inscrição e de pagamento da GRU, bem como outras informações sobre a seleção para cursos técnicos em https://www.ifsp.edu.br/ps2023cs-2. Para mais informações, acesse ifsp.edu.br.


Cursos 

A instituição oferece cursos técnicos concomitantes ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio em outra escola. E também cursos técnicos subsequentes ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, ter concluído o ensino médio.

Não há limite de idade para estudar no IFSP! Esta é a oportunidade de fazer um excelente curso técnico. O Instituto Federal oferece chances de estudo, qualificação e recolocação no mercado de trabalho para todos. Escolha seu curso técnico e aprimore sua formação.

Reserva de vagas

O IFSP mantém a política de ações afirmativas na distribuição de vagas do seu processo seletivo. Dessa forma, 50% das vagas de cada curso são reservadas apenas a candidatos que estudaram o ensino fundamental, integralmente, em instituições públicas brasileiras de ensino. Também há vagas destinadas a candidatos que possuírem renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e candidatos com deficiência.