A equipe de executivos da Corporação Andina de Fomento (CAF), que está em Mogi das Cruzes para análise do conjunto de obras do Programa Viva Mogi, na região leste da cidade, participaram, na última quarta-feira (24), de reuniões e visitas para avaliar a elaboração do projeto de setorização do sistema de distribuição de água potável na área central de abastecimento do município, que está sendo desenvolvido com recursos não onerosos da entidade de fomento.
O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), que já setorizou as áreas oeste (Braz Cubas) e leste, desenvolve atualmente o projeto para a área que engloba as regiões atendidas pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro e Reservatório Baixo 1 (RB-1), localizado na Vila Natal.
A setorização é a divisão de uma grande área de distribuição em sistemas menores e tem como objetivo otimizar a gestão operacional e aperfeiçoar o fornecimento de água, com melhor gerenciamento de pressão e mais agilidade nas manutenções para diminuir perdas com vazamentos nas redes de distribuição.
Concluída a etapa dos estudos, a autarquia e a Prefeitura de Mogi das Cruzes buscarão captar recursos para as obras, que necessitarão de grandes investimentos.
Até o momento, somente em suas três primeiras etapas (estudo de concepção, projeto executivo ETA Centro e projeto executivo RB-1), o levantamento aponta que serão necessários R$ 74 milhões, sem contar a quarta fase, a da telemetria (comunicação sem fio para controle e medição à distância).
De manhã, os técnicos da instituição financeira, do Semae e da administração municipal participaram de uma reunião de trabalho no auditório da Prefeitura. Pela autarquia, o diretor do Departamento Técnico, Silvio Kinukawa, a técnica Fabiana Turoli e o engenheiro eletricista Williams Stally apresentaram detalhes do projeto de setorização.
Pela CAF, estiveram presentes o executivo responsável pelo projeto que envolve o Programa Viva Mogi, Diego Vettori, e os também executivos Cecilia Guerra (especialista ambiental), Carlos Orellana (especialista técnico) e Yerko Eterovic (especialista técnico).
Também participaram do encontro o diretor-geral adjunto do Semae, Michel Reche Beraldo, e o secretário adjunto de Infraestrutura Urbana, Joaquim Lopes, responsável pela Coordenadoria de Projetos Especiais.
Na sequência, início da tarde, a comitiva se dirigiu à ETA Centro, sede do Semae, onde conheceu o sistema de bombeamento de água e a Central de Controle Operacional (CCO), que é o setor que monitora e opera a distribuição de água na cidade por meio de um sistema supervisório que controla em diversos pontos de Mogi das Cruzes, e funciona também como um núcleo de informações de todos os processos.