Mogi - Considerado um Município de Interesse Turístico (MIT), Mogi das Cruzes possui diversas opções de lazer e passeio que podem ser aproveitadas e redescobertas pelos moradores.

Debora Mello, bacharel em Lazer e Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e proponente do projeto Mogi por Dentro, destaca o potencial turístico da cidade. "Mogi é um município de grande extensão territorial e 65% dessa área é de mata preservada, o que favorece o turismo de natureza, muito requisitado por quem vive em áreas mais urbanas como a cidade de São Paulo. Dentre essas belezas e riquezas naturais, temos duas grandes serras, a do Itapeti e a do Mar, e nessas regiões o que não falta são rios, cachoeiras, represas, trilhas e estradas de terra que são boas pedidas para o turismo ecológico de contemplação", destacou.

Segundo ela, que também é membro do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), para as férias de verão, marcadas pelo calor da estação, o território rico em flora e fauna da cidade torna-se uma excelente opção de lazer e relaxamento, além de uma grande oportunidade de entrar em contato com a natureza. "Minha grande recomendação são passeios na Serra do Mar, como os distritos e bairros de Biritiba Ussu, Manoel Ferreira, Taiaçupeba, Quatinga e até mesmo Cocuera. Para divulgar os produtos dessa região e se apoiarem mutuamente, foi criado um coletivo chamado Janelas da Serra do Mar, ao qual faço parte como agência receptiva e guia de turismo. O grupo visa, principalmente, o desenvolvimento de um turismo mais regenerativo, que é um passo além do sustentável por haver ações que já não se sustentam mais em nosso meio ambiente", explicou.

Entre outros pontos de lazer para os moradores da região, Debora indica os espaços mais afastados da área urbana. "Há café da manhã e almoço de propriedades rurais, como nos sítios Diretim da Roça e Lelu Orgânicos, que também oferecem trilhas e práticas de 'colha e pague' de morangos e outros produtos agroecológicos", contou. Para saber mais acesse: https://diretimdaroca.negocio.site/.

Para quem quer entrar em contato com a Mata Atlântica, a indicação de Debora é o Sítio São Francisco, que oferece degustações e vivências gastronômicas, conhecendo o processo de colheita e manipulação dos principais frutos do bioma. Outra opção são os passeios de canoagem nas represas do Rio Jundiaí e Biritiba Mirim, com a empresa RA Canoagem. Interessados podem acessar https://bityli.com/1mdHJ e https://www.instagram.com/racanoagem/.

Aos que procuram um contato ainda mais direto com a natureza, a guia turístico propõe os "campings, chalés e suítes e day use em propriedades localizadas no coração da Serra do Mar, ao redor da mata preservada com represas, rios e cachoeiras como a Fazenda Rio Grande e o sítio Samaúma Sarar, que consiste em uma residência cultural dos artistas Victor Kinjo e Eduardo Colombo, que também oferecem vivências e oficinas de práticas sensoriais, corporais, contemplativas e pedagógicas". Mais informações em https://samaumasarar.wixsite.com/samauma.

Mogi Por Dentro

Além dessas dicas de férias, o projeto Mogi Por Dentro, idealizado por Debora, oferecerá outras opções de passeio para 2023. Ela explica que o principal objetivo do programa é elaborar coletivamente "roteiros e passeios turísticos para toda a população, começando com os moradores locais que praticam lazer em seu tempo livre e também aos visitantes e turistas que vem visitar a cidade por um dia ou mais, utilizando nossos meios de hospedagens ou simplesmente se acomodando em casas de amigos e familiares".

Em 2022, o programa recebeu apoio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e, apesar de já ter sido renovado para este ano pela Prefeitura, ele segue em fase de captação de recursos. "Precisamos que empresas da cidade redirecionem, em até 20% do valor pago do ISS ou IPTU, para o projeto, que será abatido no carnê dessas empresas. Isso não implica em nenhum custo extra para os negócios, que ainda poderão se beneficiar de ter sua marca vinculada ao projeto como apoiadora. O que ocorre é que poucas empresas conhecem essa forma de incentivo, sendo que há mais de 200 projetos de muita qualidade aguardando esse tipo de ajuda", explicou Debora.

Para mais informações sobre o projeto acesse os Instagrans @mogipordentro e @roteirosepasseios, ou ligue para (11) 99603-6372.

*Texto supervisionado pelo editor