Com a chegada de mais doses da vacina bivalente contra o novo coronavírus (Covid-19), cidades da região estão conseguindo ampliar a vacinação e muitas já atendem a orientação do Ministério da Saúde de imunizar pessoas com mais de 18 anos, como é o caso de Mogi das Cruzes, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Guararema. Em Suzano, aplicação está sendo feita a partir dos 40 anos. A dose da Pfizer Bivalente é uma versão atualizada e oferece uma proteção ainda maior contra as novas variantes da Ômicron.

Com imunização sendo feita a partir dos 30 anos até o dia 3 de maio, Ferraz ampliou ontem (4) o grupo para 18 ou mais, mas ainda assim "aguarda também o recebimento de mais doses de vacina para a continuidade da campanha". Para tomar a vacina é necessário levar um documento com foto.

Em Mogi, a aplicação das doses para adultos com 18 anos ou mais teve início na semana passada por meio de agendamento. "Os agendamentos seguem de acordo com disponibilidade de doses e capacidade técnica e operacional das unidades. Até o momento, a demanda está sendo atendida sem maiores dificuldades. Até o dia 1 de maio foram aplicadas 32.120 doses da Pfizer bivalente", explicou a prefeitura, em nota.

Campanha

Em Guararema, para ampliar a cobertura vacinal, a campanha de vacinação contra a Influenza e contra a Covid-19 adquiriu caráter itinerante neste mês, sendo realizada em espaços como feiras livres, supermercados e áreas de lazer. Neste sábado (6), às 8 horas, a imunização será feita no Centro de Convivência do Idoso, na rua Dr. Falcão, 409, no bairro D'Ajuda, e das 9 horas às 11h30, e no supermercado Doce Preço, que fica no número 449 da rua Dona Laurinda, na área central.

Já O Departamento de Vigilância em Saúde de Poá informou que o município aplica a vacinação com o imunizante Bivalente contra a Covid-19 desde o último dia 28, sendo que as doses são encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 9 às 15 horas.

Acima de 40

De acordo com a Prefeitura de Suzano, a orientação para a ampliação ficou a critério dos municípios, conforme disponibilidade em estoque para incluir novos grupos para imunização. "O quantitativo atual e o que a cidade está recebendo não contemplam o grupo especificado pelo Ministério da Saúde. Será necessário liberar os grupos escalonadamente, a fim de otimizar o estoque", explicou, em nota. Desde quarta-feira, o município atende o público com 40 anos ou mais.

Quem pode tomar

A Pfizer Bivalente contra a Covid-19 pode ser aplicada em pessoas com 18 anos ou mais, desde que tenham recebido ao menos duas doses de vacina como esquema primário, ou que tenha tomado qualquer dose de reforço contra o coronavírus. De acordo com o Ministério da Saúde, o intervalo mínimo recomendado para a dose de reforço com a bivalente é de quatro meses a partir da última aplicação.