Mogi das Cruzes poderá contar com um Banco Municipal de Materiais Ortopédicos, onde seria possível doar e usar gratuitamente itens como muletas e cadeira de rodas. O objetivo da proposta, apresentada pelo vereador José Francimário Vieira (PL) e aprovada na sessão de ontem (2) na Câmara, é atender especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade sem condições financeiras para comprar esses produtos.
A propositura prevê que a administração municipal defina um local físico onde seja instalado o banco de materiais e nele seja possível doar itens que não estejam sendo mais utilizados. Também caberia à prefeitura fazer a distribuição dos mesmos conforme a necessidade dos pacientes que se encaixem no público que será beneficiado com a medida, bem como sua divulgação para que mais pessoas sejam atendidas.
Ainda de acordo com o projeto, serviço semelhante já foi instalado com grande sucesso em outras cidades brasileiras, como Uruguaiana (RS) e Santa Barbara d'Oeste (SP). "Essa é uma proposta que vai ao encontro da necessidade da população, que muitas vezes se vê sem dinheiro para comprar itens importantes para sua recuperação", destacou Farofa. O vereador e médico Otto Rezende (PSD) elogiou a iniciativa. "Muitas vezes vemos pessoas com gesso na perna ou no pé e sem a muleta, comprometendo o tratamento. Acredito que esse banco ajudará muita gente", pontuou.
CEV
Ainda na sessão, o vereador Iduigues Martins (PT) apresentou uma indicação que prevê a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para tratar sobre a conservação do Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti, bem como da possível retirada de famílias que vivem na área que é de responsabilidade do Governo do Estado e no passado abrigou um sanatório para pacientes com hanseníase.
"Algumas pessoas vivem lá há décadas e podem ser retiradas a qualquer momento. A CEV seria uma forma de articular a união da Câmara, da Prefeitura de Mogi e do Governo do Estado para encontrar a melhor forma de resolver essa questão e também de preservar o prédio que é antigo, tem um projeto arquitetônico inglês e um valor histórico incalculável", disse o vereador.
Freire
Após muita debate e a aparente falta de informação por parte de alguns vereadores sobre o tema, o Legislativo também aprovou a "Semana Paulo Freire de Conscientização da Educação Popular no Município de Mogi das Cruzes", que tratará, entre outras coisas, sobre o modelo de educação proposto pelo educador que é referência mundial em sua área de atuação.