Região - O Dia do Trabalhador, celebrado mundialmente nesta segunda-feira (01/05), é uma data criada para reconhecer a força do trabalho e das pessoas que o desenvolvem, além de reforçar os direitos que envolvem toda atividade remunerada.
Assim como nas demais regiões do Brasil, no Alto Tietê o trabalho muda a vida de pessoas diariamente e cria novas perspectivas de crescimento pessoal ou profissional a partir da capacitação, do foco e da visão de negócio de cada um. Seja por meio de um emprego formal, um cargo público ou como empreendedor, muitos trabalhadores veem seus projetos se transformarem e seus sonhos se realizarem, como o do jornalista Igor Gama de Oliveira, que precisou deixar sua terra natal em Angra, no Rio de Janeiro, para conquistar seu maior desejo em Suzano.
O carioca, que trocou a praia e o calor do Rio pelo frio de São Paulo no início de 2023, viu sua vida mudar após participar de dez concursos públicos e passar no último deles para o cargo de jornalista na Prefeitura de Suzano. "As oportunidades de trabalho estavam cada vez mais raras onde eu morava e os concursos eram oportunidades de conseguir uma boa colocação com a estabilidade que eu procurava. Para isso eu precisaria deixar minha cidade e mudar de vida realmente".
Após a realização da prova em 2019, Gama ficou em segundo lugar e precisou aguardar três anos para ser chamado. "Eu fique esse período todo esperando sair minha nomeação, olhando o Diário Oficial todos os dias, até que no final de dezembro, quando o a validade do concurso já estava no final, o primeiro colocado abriu mão da vaga e eu fui chamado".
Novo morador da Alto Tietê, o jornalista já estabelece uma relação de carinho com Suzano e destaca como o trabalho foi capaz de mudar sua vida. "Era uma oportunidade profissional que eu desejava muito, que mudaria o meu futuro e agora Suzano faz parte dele. Estou me dedicando para dar o meu melhor no cargo que ocupo e também me adaptando a essa nova rotina pessoal e profissional", avaliou.
Foi o trabalho também o grande causador de mudanças na vida da empresária Adriana Escudeiro Cursino. Após perder o emprego formal em um supermercado, ela desistiu investir em seu próprio negócio ao abrir uma empresa de locação de brinquedos infláveis. "Eu tinha muito medo de trabalhar por conta, mas decidi enfrentar e comprei uma cama elástica e uma piscina de bolinha para começar. Aos poucos fomos conquistando clientes, mas a pandemia atrapalho tudo", relembra.
A moradora de Salesópolis então voltou a trabalhar no supermercado e, ao mesmo tempo, investiu na compra de novos brinquedos. Há pouco mais de um ano ela concentrou seus esforços novamente apenas em sua empresa e já colhe os frutos do seu trabalho como empreendedora. "Hoje temos 14 brinquedos e eventos todos os finais de semana. Essa é uma mudança também que o trabalho nos proporcionou, porque perdemos os finais de semana. Nossos dias de folga são segunda e terça-feira", relatou.
Questionada sobre os pontos positivos desse novo momento profissional, Adriana afirmou ser a possibilidade de sempre aumentar sua renda. "Tem a instabilidade normal, porque tem meses mais difíceis, mas ao contrário dos trabalhos formais, consigo ter recurso extra muitas vezes", finalizou.