Conquistar o primeiro trabalho não é tarefa fácil, uma vez que muitas empresas pedem experiência ou idade mínima, mas foi exatamente o desejo de trabalhar que motivou a estudante Lívia Mouco Mathias, de apenas 16 anos, a conseguir sua primeira colocação profissional por meio da Guarda Mirim de Suzano.

Há quase um ano no projeto, a adolescente se divide entre os estudos, o cursos da entidade e o trabalho em uma empresa de lustres, onde atua na área comercial há dois meses. "É uma rotina cansativa, bastante puxada, mas muito gratificante, porque sei que estou conquistando essas oportunidades com o meu esforço", detalhou.

O desejo de trabalhar cedo surgiu da vontade de conquistar sua independência financeira. "Sempre quis ter meu dinheiro, comprar minhas coisas e conseguir tirar alguns custos dos meus pais, além é claro de receber mais conhecimento e ter experiência que é tão importante no mercado de trabalho", disse a jovem.

Com seus primeiros salários, Lívia conta que já conseguiu realizar alguns desejos e presentear a mãe em seu aniversário. "Consegui comprar um presente para ela com o meu dinheiro pela primeira vez por meio do meu trabalho e foi muito importante para mim", finalizou.

Capacitação

De acordo com a assistente de Coordenação Pedagógica da Guarda Mirim de Suzano, Rafaela Nogara, o Programa de Aprendizagem da entidade prepara os adolescentes o mundo do trabalho, além de  encorajá-los ao autoconhecimento profissional. "O que gostam, quais habilidades possuem e quais precisam aprimorar e desenvolver, saber identificar novas oportunidades dentro das atividades que eles desenvolvem no ambiente de trabalho e como desenvolver-se pessoal e profissionalmente no ambiente corporativo", explicou Rafaela. (C.M.)