A cidade de Mogi das Cruzes subiu no ranking do Programa Cidadania no Campo - Município Agro, saindo da 81ª posição em 2021, para a 33ª em 2022. Segundo Felipe Almeida, engenheiro agrônomo e secretário de Agricultura de Mogi, participam do programa do governo estadual 450 municípios. A melhora na colocação, segundo ele, se deve aos avanços municipais em diversas ações e programas.

Almeida destacou entre os avanços o aperfeiçoamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), que este ano aumentou a subvenção de 10% para 20% do valor do prêmio da apólice, e os programas oficiais de compras públicas, como o Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PNAE), que teve aumento para 64% de compras da agricultura familiar.

Sobre as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais, de acordo com o secretário, o maior problema na última estação, assim como já ocorreu no último outono/inverno com a geada, foram os eventos climáticos extremos. Almeida afirmou que as chuvas de granizo e o alto volume de chuvas causaram perdas para os fruticultores, especialmente de caqui e produtores de hortaliças que se encontram em áreas em que o relevo dificulta a produção. "Este problema (questões climáticas) ocasionou, por conseguinte outros, como a necessidade de créditos para que o produtor possa recomeçar sua produção e recompor suas perdas e a alta nos preços dos produtos para o consumidor final, já que houve quebra na produção", pontuou.

Em relação às medidas adotadas para este outono, o secretário salientou a realização de reuniões com a nova diretoria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e também com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antônio Junqueira, para viabilizar créditos emergenciais para produtores rurais amenizarem suas perdas.

A equipe da Secretaria de Agricultura de Mogi também participou de um seminário no Sindicato Rural, com especialistas e técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado e do Ministério da Agricultura sobre seguro rural e sua importância, visando possibilitar aos produtores rurais formas de mitigar os efeitos climáticos extremos sobre a produção rural.

Município Agro

O "Cidadania no Campo - Município Agro", executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, incentiva, por meio de mecanismos técnicos, o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas relacionadas ao setor agropecuário. A iniciativa acontece em parceria com as prefeituras que participam do Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável.

*Texto supervisionado pelo editor