A ampliação para 18 anos da faixa etária para aplicação da vacina bivalente contra o novo coronavírus (Covid-19), por parte do Ministério da Saúde, está sendo empregada de fato na região somente em Guararema e Arujá até o momento. Poá pretende começar sua campanha na sexta-feira (28). Em Ferraz, a imunização é garantida para pessoas a partir dos 30 anos. Suzano, Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba aguardam a chegada de novas doses para seguir a orientação federal.
Desde ontem a população de Guararema com 18 anos ou mais pode tomar a vacina bivalente da Pfizer nos postos de saúde e sem a necessidade de agendamento. "A única recomendação é que o público tenha recebido ao menos duas doses de vacina como esquema primário, ou que tenha tomado qualquer dose de reforço contra o coronavírus", explica a prefeitura, destacando ainda que, de acordo com o Ministério da Saúde, o intervalo mínimo recomendado para a dose de reforço com a bivalente é de quatro meses a partir da última aplicação.
Para receber a dose basta comparecer com um documento com foto contendo o número do CPF (original) à Central de Vacinação Coronavírus (Cevac), na rua Oswaldo Freire Martins, 10 - Casa 1, que atende das 8 às 18 horas de segunda à sexta-feira e das 8 às 12 horas aos sábados; ou à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Dulce, na rua Pedro Álvares Cabral, 36, que atende apenas em dias úteis, das 8 às 16 horas.
Em Arujá, também liberada para a mesma faixa etária, a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
Ferraz
Em Ferraz, a Secretaria Municipal de Saúde começou a vacinar a população com mais de 30 anos de idade. De acordo com a pasta, "a decisão de não acompanhar o Ministério da Saúde é baseada no estoque de vacinas existente. Na medida em que mais doses sejam recebidas, a população alvo da vacina bivalente vai aumentar para novas faixas etárias".
Poá
O Departamento de Vigilância em Saúde de Poá informou que o município ampliará a vacinação com o imunizante Bivalente contra a Covid-19 a partir desta sexta-feira (28), sendo que as doses serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 9 às 15 horas.
Mogi
Os mogianos poderão fazer o agendamento para aplicação da dose bivalente destinada para pessoas com 18 anos ou mais nesta sexta-feira (28), às 14 horas. As vagas serão liberadas de acordo com a capacidade técnica/operacional e disponibilidade de doses na cidade. O agendamento é feito pelo www.cliquevacina.com.br
Espera
Em Suzano, a prefeitura informou que ainda aguarda do governo do Estado a notificação oficial sobre a ampliação do público-alvo para aplicação da vacina bivalente, bem como o envio de doses excedentes para atender a nova demanda anunciada pelo Ministério da Saúde. Itaquá segue o mesmo caminho, e também aguarda a chegada de novas doses da bivalente para traçar estratégias da nova etapa de vacinação.