Mogi - Realizado no último final de semana, o desafio internacional de Robótica "RSM Challenge" reuniu cerca de 6 mil pessoas que acompanharam as 20 categorias do campeonato. Dentre os países representados estavam o Brasil, México e Colômbia, que juntos somaram 760 competidores e 360 robôs. O evento também pode contar com a participação de um dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mogi, Andrey Ricardo de Oliveira Ferreira.

Para a coordenadora pedagógica da Apae, Andréa Cristina, esse é um importante movimento de inclusão, sobretudo em um campeonato internacional. "Incluir a Apae em um evento desse porte é muito importante para o nosso município. E fazendo um balanço do campeonato, ele foi de grande valia do ponto de vista da inclusão e também no sentido de conhecer outras pessoas, trocar conhecimentos e ter contato com outras culturas", afirmou.

Andréa destacou que no dia 6 de abril foi organizada pela RSM, com o apoio da Prefeitura, a Copa Apaes de Robótica no Polo Digital, integrando as associações de Mogi, Itaquaquecetuba e Poá. Dentre os 10 alunos da Apae de Mogi, Ferreira ficou em terceiro lugar Andrey Ferreira, na categoria 350 gramas, e classificou-se para o RSM Challenge na categoria Sumô 750 gramas Júnior.

"Ele (Ferreira) se interessou muito pelo assunto, conheceu vários robôs e interagiu com outros competidores. Os alunos se prepararam através de treinos nas aulas de informática, então foi mais natural", disse Andréa.

Robótica na Apae

Com a expansão da robótica na cidade, uma vez que Mogi foi a primeira do Brasil a reconhecer como modalidade esportiva, a Apae visa fomentar aulas. "Vamos incluir no currículo de Informática uma aula de robótica por semana. Então teremos competições semanais a partir de agora para que eles tenham mais experiência e desenvoltura para poderem participar", salientou a coordenadora.

Andréa explicou que a introdução da robótica na associação se deu por intermédio de Rafael Mattos, o idealizador e realizador da RSM Challenge, que também doou robôs para que os alunos pudessem praticar. "O Rafael nos convidou para participar do primeiro evento. E esse movimento cresceu muito e desde então estamos incluídos no projeto da RSM. Para a Apae estar inserida nesse processo é muito gratificante, e muito importante podermos levar esse nível de conhecimento para nossos alunos. E vamos participar todos os anos se Deus quiser", afirmou.

Desafio

Disputado entre sexta e domingo (21 a 23), no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira (Tuta), no Mogilar, o Desafio de Robótica, além de competidores de outros países, contou com a participação de representantes de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. Os resultados das categorias estão disponíveis no link - https://events.robocore.net/rsm-2023/results

*Texto supervisionado pelo editor