Mogi - O campeonato anual de robótica RSM Challenge, sediado no Ginásio Poliesportivo Prof. Tuta, em Mogi das Cruzes, começa nesta sexta-feira (21), às 13 horas, e segue até domingo (23). A competição, com entrada gratuita, deve reunir cerca de 800 competidores. Alexandre Keiti Fukamati, de 21 anos, que disputa a categoria combate pela Project Neon, da Universidade Federal do ABC, onde cursa Engenharia da Informação, conta como foram os preparativos para o desafio e a construção dos robôs.

“Na robótica, a principal dificuldade em épocas de competição é conseguir se certificar que todos os robôs estarão prontos e com melhorias em relação às competições anteriores. Estivemos trabalhando bastante em melhoria para os robôs nas últimas semanas, e grande parte dos projetos está pronto para a competição. No geral, estamos bastante otimistas”, disse Alexandre.

Fora do período de campeonatos, há reuniões semanais, chamadas de rushs. “Esses encontros normalmente funcionam para implementar as melhorias que planejamos para cada projeto, e também realizar a manutenção daqueles que não apresentaram bom funcionamento”, pontuou.

O estudante disse que o processo de criação dos robôs é pensado a partir da categoria, sendo mais conveniente o uso de determinados componentes. No caso do combate, por exemplo, há critério de peso. Em um primeiro momento é idealizado o projeto, seguido da modelagem do robô em softwares 3D para visualizar a ideia. O modelo é submetido a uma avaliação, em que serão acordados seus componentes e dimensões.

“Durante a construção, é necessário projetar e construir a parte eletrônica do robô, com a escolha e montagem dos circuitos, que pode variar bastante dependendo da modalidade, e do próprio projeto. Também é necessário realizar a programação, aplicando algoritmos computacionais para definir o controle”, explicou Alexandre.

O competidor contou que seu interesse pela robótica surgiu antes mesmo de ingressar na faculdade, ainda quando cursava o Técnico de Mecatrônica. "Quando eu entrei na UFABC, a Project Neon me chamou muito a atenção por ser uma equipe de robótica competitiva com filosofia open-source (código aberto). Assim que eu soube da existência da equipe, eu fui atrás de conhecer melhor, e esperei pelo processo seletivo”, destacou.

RSM Challenge

O RSM Challenge tem início nesta sexta-feira (21), das 13 horas às 20 horas, e segue até domingo (23) com as categorias Hockey, Seguidor de Linha, Robo Trekking, combate, sumô (autônomo e rádio controlado) e Very Small Size Soccer, do qual a Project Neon participa das últimas três. O Ginásio Prof. Tuta fica localizado na rua Prof. Ismael Alves dos Santos. A entrada é gratuita. 

*Texto supervisionado pelo editor.