Região - Cidades do Alto Tietê promovem campanhas de conscientização e ações hoje, dia 24 de março, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, estabelecido em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente no ano passado, a região contabilizou pelo menos 13 mortes pela doença. No caso de Mogi das Cruzes, segundo informou a Prefeitura, foram cinco vítimas fatais, dentre 163 casos registrados.

Neste ano, Mogi segue com busca ativa até o dia 31 nas unidades de saúde, questionando pacientes sobre sintomas análogos ao da tuberculose, como tosses há mais de 15 dias. Se a resposta for positiva, é requisitado o exame baciloscopia de escarro. Caso a pessoa esteja de fato com a doença, são referências na cidade as Unidade de Atenção aos Programas de Saúde (UAPS), no centro e no Jardim Santista.

Em Suzano, a busca ativa tem sido realizada nas unidades de Atenção Básica desde o dia 17, e deve se prolongar até o dia 31, com atendimentos das 7 às 17 horas, para identificar pacientes que apresentem sintomas de tuberculose, com o objetivo de reduzir o impacto da doença. Os sintomas mais comuns são tosse, febre, além de suor noturno, perda de peso, dores no peito e fadiga em casos mais avançados. No ano passado, quatro pessoas foram a óbito pela doença. Mais informações podem ser obtidas pelo link https://bityli.com/Ys6g5P.

Em Poá, a Prefeitura está promovendo palestras sobre o tema para funcionários de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e testes em pessoas com sintomas respiratórios. Do primeiro trimestre de 2022 até o dia 20 de março de 2023, o município registrou três óbitos por tuberculose.

Para a capacitação dos profissionais, a equipe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) participa hoje (24) da conferência "Dia Mundial da Tuberculose 2023", realizada pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) "Prof. Alexandre Vranjac e, amanhã (25), agentes do SAE vão promover nas ruas do centro da cidade ações de conscientização, às 10 e 14 horas.

Já a Prefeitura de Itaquaquecetuba afirmou que também está realizando busca ativa nas UBSs da cidade de forma aberta a toda a população. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas e, em caso de diagnóstico positivo para tuberculose, o atendimento passa a ser realizado na Central da Saúde, localizada na rua MMDC, 58, no centro. No ano passado, o município registrou 163 casos, dos quais quatro foram fatais.

Ferraz de Vasconcelos realiza hoje (24) uma ação de conscientização na unidade do Bom Prato, localizada na rua Lourenço Paganuci, com palestras e orientações sobre a doença, além de exame de escarro e da busca ativa do SAE. Atualmente, 69 pessoas fazem tratamento no município.

Santa Isabel também promove busca ativa para o diagnóstico da doença, que foram intensificadas a partir do dia 17 e prosseguem até dia 31, com o objetivo de identificar quadros iniciais da doença.

*Texto supervisionado pelo editor.