Mogi- Com o objetivo de ensinar arte e promover entretenimento artístico para os jovens, Mogi das Cruzes e Salesópolis recebem o projeto "Grafite & Cultura", que visa criar obras de arte ao ar livre. Oito escolas estaduais foram escolhidas na região para participarem do projeto e terão seus muros grafitados com obras inspiradas na fauna brasileira.
A iniciativa ocorre por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Instituto Eco Ambiental e Social, com o patrocínio da NGK Do Brasil, apoio Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e governo federal.
As obras retratadas nos muros são de autoria do artista plástico Alexandre Fillage, que fará a grafitagem com o auxílio dos estudantes das próprias unidades escolares. Ele é reconhecido mundialmente por retratar a fauna brasileira.
Os alunos selecionados participarão de oficinas gratuitas de grafite profissional com a proposta de despertar, por meio da arte, o olhar para elementos da natureza, plantas, animais e pessoas, promovendo o acesso à cultura, ao lazer e ao entretenimento. Como parte da atividade prática, eles ajudarão o artista a grafitarem o muro de sua escola.
Cerca de mil estudantes, com idades entre 12 e 18 anos, devem participar da atividade que começou no dia 13 de março na Escola Estadual Doutor Deodato Wertheimer, na Vila Industrial, e depois seguiu para as Escolas Estaduais Professor Firmino Ladeira, Professora Enedina Gomes de Freitas, Professora Iracema Brasil de Siqueira, Euryclides de Jesus Zerbini, Galdino Pinheiro Franco, e Professora Maria Isabel dos Santos Mello. A ação termina nesta sexta-feira (31) na E.E. Professora Rosa Maria, de Salesópolis.