Região - Os passageiros que utilizam o transporte público municipal em Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes não precisam mais utilizar máscara dentro dos ônibus e terminais rodoviários. As prefeituras da região acompanharam a decisão do Governo do Estado, que liberou o uso do item de proteção no transporte estadual.

Suzano afirmou que a liberação passará a valer a partir da publicação do decreto que trata sobre o fim da obrigatoriedade do uso da máscara e que que permanecerá com atenção especial no monitoramento dos casos de Covid-19 na cidade. Os demais municípios não informaram a data que a nova medida será aplicada, mas a expectativa é que já seja possível usar coletivos sem a máscara.

A obrigatoriedade tinha sido retomada em todo o Estado em novembro de 2022, após alta de casos de Covid no país. Em nota, o governo afirmou nesta semana que monitora a evolução da pandemia diariamente com base nos indicadores de casos e internações e, que, até o momento, os dados não sugerem aumento significativo e que coloque em risco o sistema de saúde público do Estado.

Também foi orientado que continuem usando máscara no transporte público pessoas com mais de 65 anos de idade, com alguma imunodeficiência, com comorbidades e com sintomas respiratórios.

"Nós reconhecemos a importância das máscaras e a sua eficácia, principalmente na transmissão de doenças respiratórias. Entretanto, diante dos dados apresentados pelo Comitê, é seguro neste momento a retirada do equipamento sem prejudicar os serviços de saúde", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.

Na região e em todo o Estado o item segue obrigatório nos serviços de saúde, seja ele público, privado ou filantrópico.