Mogi - A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu ações nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. A primeira delas foi um almoço na Cozinha Comunitária, que é um dos equipamentos da Assistência de combate à insegurança alimentar e nutricional. Depois, foi realizado um sarau no CRAS Vila Nova União, seguido por uma visita na Casa de Passagem Dandara, unidade de acolhimento que atende muitas mulheres em situação de rua.

O sarau veio como forma de complementar as reflexões já incentivadas e feitas com recorrência na unidade, a respeito das questões de gênero. Ele foi aberto a toda a comunidade, que teve a liberdade de participar com declamação de poesias, canto, diálogos, dança e outras formas de expressão. O encontro visou o fortalecimento de vínculos comunitários, que já é uma das metas do CRAS.

A última ação do dia foi um café na Casa de Passagem Dandara, uma das unidades de acolhimento institucional que a Secretaria de Assistência Social mantém, em parceria com a Associação Afro-Brasileira de Santa Isabel. A unidade é especializada no atendimento de mulheres advindas de situação de risco e oferta não só abrigo, como também atendimento social, psicológico, encaminhamento para serviços de saúde e oferta também ferramentas para a superação das vulnerabilidades.

Inaugurada em 2015 na Vila Nova União, a Cozinha Comunitária é um equipamento público de alimentação e nutrição, que prepara e distribui refeições gratuitamente à população em situação de vulnerabilidade social. Já o CRAS atua com famílias e indivíduos em seu contexto familiar e comunitário.