A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Poupatempo registraram, em 2022, um total de 10.142 objetos em seus sistemas de Achados e Perdidos no Alto Tietê. Em ambos os locais, os itens mais esquecidos pela população foram documentos, sendo que 9.433 foram encontrados nos três em estações e 709 em unidades do Poupatempo.
Na CPTM, duas linhas atendem a região, sendo elas a 11 - Coral e a 12 - Safira. Nas estações de ambas as linhas, foram encontrados 6.495 documentos e 2.938 itens no geral. No ranking de campeões de objetos perdidos ou esquecidos estão vestuário, carteira e chaves, respectivamente. Do total de objetos perdidos, mais de 25% deles foram devolvidos aos donos através da companhia.
A coordenadora da Central de Achados e Perdidos, Viviane Citroni, destacou as orientações para usuários que perdem itens nos trens ou estações. "Nós orientamos que entrem em contato conosco através do telefone 0800-055-0121, já comunicando sobre a perda. Em seguida colocaremos em nosso sistema. Se forem documentos, o sistema identifica e entramos em contato, mas se forem objetos, a recomendação é que entrem em contato conosco pessoalmente, pois o mesmo não possui identificação.", relatou .
Ainda de acordo com a coordenadora, a Central de Achados e Perdidos da CPTM fica na Estação Palmeiras-Barra Funda, que é para onde são encaminhados itens perdidos em quaisquer estações ou trens. A Central funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 16 horas, exceto feriados.
"Outra forma é o nosso site www.cptm.sp.gov.br, além do 0800. O que nós costumamos fazer e que nos dá uma boa margem de devolução dos itens é nossa busca ativa, que é quando identificamos o dono e buscamos através do banco de dados ou de redes sociais. Nós vamos em busca do passageiro para informar que seu item está conosco", acrescentou.
Caso o usuário tenha perdido algum documento nas estações e trens, os itens encontrados são cadastrados e permanecem guardados por 60 dias. Depois deste prazo, no caso do documento eles são entregues ao órgão emissor, enquanto os cartões bancários são destruídos. Outros objetos são armazenados durante o mesmo tempo e depois são doados a instituições ou para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
Poupatempo
As unidades de Poupatempo do Alto Tietê registraram 709 objetos. Documentos pessoais são os itens mais deixados e isso normalmente acontece porque, quando a pessoa solicita um novo documento, acaba esquecendo o antigo no local.
Em Itaquaquecetuba, 360 itens foram esquecidos pelos usuários do Poupatempo. Na unidade de atendimento de Mogi das Cruzes foram 194, em Arujá 90 e Suzano 65.
Para facilitar a busca do cidadão por algum documento perdido, o Poupatempo disponibiliza a consulta pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, na opção "Documento e Registros Pessoais", depois "Achados e Perdidos".
*Texto supervisionado pelo editor