O carnaval exige cuidados especiais com a saúde para que os dias de folia não se tornem motivo de transtornos. Uma das principais preocupações deve ser com a alimentação, conforme explica a nutricionista Simone Batista dos Santos, do Hospital Santana, pertencente à Hapvida NotreDame Intermédica.
Antes da diversão, Simone recomenda fazer uma refeição completa e balanceada, respeitando o que já acontece no cotidiano, sobretudo no café da manhã. "Sair em jejum, jamais", ressalta.
Evitar comidas gordurosas na festa e conhecer a procedência dos estabelecimentos podem evitar, literalmente, dores de cabeça, segundo a profissional. O excesso de bebidas alcóolicas permanece como um dos maiores vilões nesta época. A recomendação da nutricionista é ingerir água na mesma proporção da cerveja, por exemplo. Ou seja, para cada litro de cerveja, um litro de água.
Usar roupas leves e carregar frutas frescas de casa também ajudam bastante na prevenção à desidratação, e depois da folia, a dica é optar por proteínas e alimentos pouco calóricos.
Para o diretor da Regional Alto Tietê da Hapvida NotreDame Intermédica, José Alfério Di Giaimo, "um comportamento inadequado, mesmo por curto período, pode acarretar consequências sérias para o resto da vida. Manter a ingestão correta dos remédios de rotina é essencial para a saúde".
Estar em dia com a vacinação – não só em relação à Covid – é ferramenta para manter o corpo saudável, assim como o repouso depois da programação carnavalesca. O diretor ressalta que o coronavírus permanece causando atendimentos e internações hospitalares, razão pela qual os ambientes mais arejados, sem grandes aglomerações, sempre são ideais. Destaque também para o uso de preservativos, apontado como o único caminho para prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's).