A Liga das Escolas de Samba de Mogi das Cruzes promove neste carnaval a primeira apresentação das escolas de samba após a pandemia de Covid-19, no Pró Hiper, no bairro Mogilar. As apresentações serão entre domingo (19) e terça-feira (21). O espaço terá área de alimentação e barracas de artesanato.

A expectativa para o evento é melhor possível, segundo o presidente da Liga das Escolas de Samba, Emerson Rodrigues da Silva, conhecido como Lézinho: "É o início de um trabalho que está correndo nos eixos até o momento, então tem tudo para finalizar com sucesso". Nos três dias de evento haverá matinê para crianças a partir das 14h30. Neste domingo (19) será com o Jabuticaqui, na segunda-feira (20) com o DJ K.O., e na terça (21), com o Terra de Almofadas.

Cinco escolas irão se apresentar no evento carnavalesco: Guerreiras de Fogo, Vila Industrial, São João, Acadêmicos da Fiel e Brás Cubas. As apresentações das escolas e outros grupos irão começar às 19 horas. As Guerreiras de Fogo se apresentam no domingo (19). Na segunda-feira (20), será a vez da Unidos da Vila Industrial e da Acadêmicos da Fiel. A programação da terça-feira de Carnaval (21) contará com a Estação 1ª de Braz Cubas e a Acadêmicos do São João. De acordo com a prefeitura, a programação está sujeita a alterações.

O presidente da Liga das Escolas de Samba destacou a importância do evento. "A retomada reacende o carnaval no coração das comunidades e da cidade, o que é muito importante para as escolas de samba da região", disse Lézinho. Segundo ele, a Liga está trabalhando e seguirá com os esforços para que haja a retomada dos desfiles em 2024.

As escolas de samba de Mogi tiveram um hiato em suas atividades devido a pandemia de coronavírus. "A dificuldade maior foi não poder fazer eventos para ajudar as comunidades de Mogi e até mesmo pagar os custos fixo das escolas de samba", relatou o presidente da Liga.

A entrada dos eventos é solidária, e no local haverá pontos de coleta de roupas, alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza para auxílio de famílias afetadas pelas recentes chuvas no município.

Programação

No sábado, dia 18, a partir das 16 horas, tem o Bloco das Caboclas no Largo do Bom Jesus. Neste dia, o carnaval mogiano terá o Sabaúna Unidos, às 18 horas, em Sabaúna. No Centro, o Cordão Entruído da Vó será às 19 horas, e o CarnaCombuca trará bateria e artistas circenses para agitar os foliões, às 21h30.

As atrações do domingo (19) começarão às 14 horas. Os blocos Universitário Eugênio e Come Quieto estarão na região central da cidade. Na Vila Lavínia, às 16 horas, a atração será o Bloco Brincarteiros. O Sabaúna Unidos se apresentará às 18 horas e o Gira Mundo Bonecos Gigantes de Sabaúna às 19 horas, ambos no distrito de Sabaúna. Acesse a programação completa no site https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/ e nas redes sociais da Prefeitura de Mogi.

*Texto supervisionado pelo editor.